Entre a inclusão e a exclusão: reflexões de professores sobre educandos com autismo em escola pública
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14098Palavras-chave:
Escolarização, Formação continuada, Práticas pedagógicasResumo
Este artigo versa sobre as reflexões de quatro professores do ensino comum e de uma professora da educação especial, de uma escola pública, em contexto de inclusão escolar. Analisa as reflexões em relação à aceitação e ao acolhimento de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em ambiente regular de ensino. A problemática a ser desvendada é a seguinte: como se dá a aceitação e o acolhimento de alunos com TEA no espaço escolar? Configura-se em um recorte de uma pesquisa qualitativa e de campo, com base em Teixeira (2010) e em Oliveira (2012), desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de ensino, localizada em Belém-PA, em 2017. O aporte teórico da investigação foi ancorado em Orrú (2012, 2016) e Mantoan (2013, 2015), que estudam e pesquisam sobre autismo e inclusão escolar. As reflexões dos cinco professores revelam que ainda há resistência em relação à aceitação e ao acolhimento de educandos com autismo no contexto escolar, porque alguns fatores interferem no cotidiano da sala de aula e da escola, o que gera necessidade de esse espaço refletir e rever a sua proposta pedagógica. Entretanto, a pesquisa também revela situações educacionais que possibilitam a inclusão escolar.
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