A produção de conhecimento em Educação Física/ciência do esporte – qualidade x quantidade: para onde vamos?

Autores

  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14099

Palavras-chave:

Epistemologia. Objetividade. Ciência. Racionalidade.

Resumo

Resumo: Este texto, recorrendo à argumentação científico-filosófica no que respeita ao problema da objetividade dos saberes, problematiza as pretensões de identificar com exatidão objetividades no campo das ciências, em particular das ciências humanas ou sociais. Pergunta-se pelo lugar da Educação Física neste debate, considerando a “virada culturalista”, que põe em crise o modelo naturalista hegemônico na área. O texto aponta possíveis desdobramentos para a produção do conhecimento a partir da compreensão de que a Educação Física é uma construção histórico-cultural, apostando no diálogo entre os diferentes campos de produção do conhecimento, considerando, na geração de possíveis soluções, as dimensões políticas, epistêmicas e didático-pedagógicas.

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Biografia do Autor

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - SP (Unicamp); Professor do Departamento de Humanidades e Educação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Brasil; Professor do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado (PPGEC) e do Programa de Pós Graduação em Educação Física – Mestrado Profissional (PROEF).

Grupo de Pesquisa: Paidotribas.

ORCID do autor: https://orcid.org/0000-0002-4914-5281

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Publicado

2020-10-07

Como Citar

Fensterseifer, P. E. (2020). A produção de conhecimento em Educação Física/ciência do esporte – qualidade x quantidade: para onde vamos?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–18. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14099

Edição

Seção

Publicação Contínua