Educação indígena e seus modos de produção de conhecimento: um estudo sobre a produção da cerâmica entre famílias Kiriri, em Jacobina/BA

Autores

  • José Valdir Jesus de Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7215-2562
  • Camila Silva de Oliveira Prefeitura Municipal de Coração de Maria. Coração de Maria, Bahia, Brasil.
  • Danilo César Souza Pinto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14143

Palavras-chave:

Educação indígena, Cerêmica Kiriri, Produção de conhecimento

Resumo

Nesta pesquisa, nosso objetivo foi identificar e analisar os modos de produção e transmissão de conhecimento e, portanto, das “experiências de aprendizagem” que indígenas Kiriri, localizados no município de Jacobina/BA, acionam no sentido de se produzirem enquanto coletivo; compreender os sentidos de educação e aprendizagem e do que é importante aprender tendo como foco central a produção da “cerâmica Kiriri”, posto que é a partir dela que os Kiriri atualizam relações com parentes que permaneceram na Terra Indígena em Banzaê/BA e com regimes de conhecimento que seriam próprios desse povo. As narrativas apresentadas pelo grupo e as etnografias sobre os Kiriri estão marcadas pela confluência da produção de cerâmica que marcam aspectos da educação deste povo e suas múltiplas formas de produção de cultura e etnicidade.

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Biografia do Autor

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação - CNPQ/UESB.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7215-2562

Camila Silva de Oliveira, Prefeitura Municipal de Coração de Maria. Coração de Maria, Bahia, Brasil.

Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; professora da rede municipal de Coração de Maria/BA.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9425-7621

Danilo César Souza Pinto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia, Brasil.

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8771-4708

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Jesus de Santana, J. V., Silva de Oliveira, C., & Souza Pinto, D. C. (2020). Educação indígena e seus modos de produção de conhecimento: um estudo sobre a produção da cerâmica entre famílias Kiriri, em Jacobina/BA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–22. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14143

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