“EU TENHO VERGONHA EM DIZER QUE SOU NEGRA, NINGUÉM GOSTA, NÉ”? AS CRIANÇAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM ITAPETINGA-BA

Autores

  • José Valdir Jesus de Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Joanne Oliveira Dias
  • Reginaldo Santos Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Adenilson Souza Cunha Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.9982

Resumo

Nessa pesquisa tivemos por objetivo analisar como as crianças agem, acionam e vivenciam as noções de racismo e discriminação racial em suas relações com outras crianças e adultos; compreender o que significa, para as crianças, pertencer a uma categoria racial (branco e não branco) e como elas lidam com essas categorias. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada entre abril e julho de 2017 e teve como colaboradores 35 crianças de uma escola de Ensino Fundamental localizada no município de Itapetinga-BA. Utilizamo-nos de autores como Abramowicz e Oliveira (2012), Abramowicz (2015), Oliveira (2004), Fazzi (2006), Cavalleiro (1998, 2014), Santiago (2014), Trinidad (2011, 2012), dentre outros. O estudo destaca que as crianças negras tendem a negar o seu pertencimento étnico-racial, recusam a sua cor da pele, estabelecem classificações e fazem leituras das desigualdades sócio-raciais. Contudo, esse processo de “captura” não ocorre de forma total, na medida em que as crianças reagem a ele: através das brigas, calando-se, “inventando” novos corpos (pintando o cabelo, alisando-o, etc.), mas sempre resistindo.

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Biografia do Autor

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Pedagogia, mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia; Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos; professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade, nesta mesma Universidade; dedica-se a estudos e pesquisas voltados à educação das relações étnico-raciais; antropologia da criança; antropologia e educação; educação, gênero e sexualidade e educação escolar indígena

Joanne Oliveira Dias

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Pós-Graduanda em Educação e Diversidade Étnico-racial pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Dedica-se  a estudos e pesquisas sobre relações étnico raciais e crianças.

Reginaldo Santos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente é professor Adjunto com Dedicação Exclusiva do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Educação da UESB, campus de Vitória da Conquista (PPGGED), Linha de Pesquisa: Currículos e Práticas Educacionais. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq: Infância, Educação e Contemporaneidade (GPIEC). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, currículo, avaliação, estudos culturais, formação docente, relações étnico-raciais e estudos pós-estruturalistas 

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com Estágio Doutoral na Universidade de Playa Ancha (UPLA), no Chile (2017). É Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem, campus de Itapetinga (BA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos; Educação de Jovens e Adultos na América Latina. Estudos Comparados em Educação.

 

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Jesus de Santana, J. V., Oliveira Dias, J., Santos Pereira, R., & Souza Cunha Júnior, A. (2019). “EU TENHO VERGONHA EM DIZER QUE SOU NEGRA, NINGUÉM GOSTA, NÉ”? AS CRIANÇAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM ITAPETINGA-BA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 323–346. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.9982

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua