Atividade da instituição de ensino para os direitos linguísticos e necessidades etno-culturais dos alunos

Autores

  • Irina Terentyeva Kazan Federal University, Kazan, Russian.
  • Svetlana Fedorova Mari State University, Yoshkar-Ola, Russian.
  • Guzaliya Fahrutdinova Kazan Federal University, Kazan, Russian.
  • Lidiya Iksanova Mari El National Presidential Boarding School, Yoshkar-Ola, Russian.
  • Anastasia Fakhrutdinova Kazan Federal University, Kazan, Russian.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15251

Palavras-chave:

Alunos, Direitos de linguagem, Necessidades etno-culturais, Modelo de gestão, Condições organizacionais e pedagógicas

Resumo

O estudo considera a problemática do processo de gestão da atividade de uma instituição de ensino para atender aos direitos de linguagem e às necessidades étnico-culturais dos alunos. A relevância da pesquisa se deve à falta de desenvolvimento de problemas e à falta de um modelo efetivo de gestão do processo educacional que garanta os direitos de língua e as necessidades etno-culturais dos alunos. Os respondentes do estudo foram os alunos do internato presidencial nacional, onde foi elaborado e testado um modelo de gestão de uma atividade de organização educacional. Em primeiro lugar, foi revelado o nível inicial de formação de prontidão dos professores para a atividade educacional para atender aos direitos de linguagem e às necessidades etno-culturais dos alunos de um internato para crianças superdotadas. Vários métodos de diagnóstico foram usados ​​para especificar os componentes da prontidão dos professores para ensinar as crianças a atender aos direitos da língua e às necessidades etno-culturais. Os resultados originais são apresentados no estudo e mostram uma dinâmica após a implementação do modelo de gestão desenvolvido de uma atividade de organização educacional para atender aos direitos de linguagem e às necessidades etno-culturais dos alunos. O modelo pode ser implementado em diferentes organizações educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irina Terentyeva, Kazan Federal University, Kazan, Russian.

Svetlana Fedorova, Mari State University, Yoshkar-Ola, Russian.

Guzaliya Fahrutdinova, Kazan Federal University, Kazan, Russian.

Lidiya Iksanova, Mari El National Presidential Boarding School, Yoshkar-Ola, Russian.

Anastasia Fakhrutdinova, Kazan Federal University, Kazan, Russian.

Referências

Araujo, A., & Silva, I. P. (2020). Maker culture and educational robotics in physics teaching: developing an automated traffic light in high school. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11654.

Bezrukova, V. S. (1999). “Pedagogy. Projective pedagogy: the textbook for the industrial technical schools and for students of engineering and pedagogical specialties”. Yekaterinburg: Delovaya kniga, p. 329.

Development Program of the State Budget General Educational Institution of the Republic of Mari El "National presidential boarding school of basic general education for 2015-2020"; URL: http://edu.mari.ru/ou_respub/sh7/DocLib4/Forms/AllItems.aspx

Fakhrutdinova, A. V., Shamsutdinova, D. V., & Ramsiya, N. G. (2019). “Paradigmatic methodology of civic culture formation process in young generation”. Journal of Sociology and Social Anthropology, 10(4), 198-202.

Fakhrutdinova, A. V., Shamsutdinova, D. V., Kalimullina, O. A., Ivanova, A. V. (2018). “Influence of multicultural environment of educational organisation on students individual development”, Abstracts & Proceedings of ADVED - 4th International Conference on Advances in Education and Social Sciences, 15-17 October 2018- Istanbul, Turkey ISBN: 978-605-82433-4-7.

Fedorova, S. N., & Iksanova, L. G. (2019). “Organizational, Resource and Methodological Support of the Activities of an Educational Organization for the Satisfaction of Language Rights and the Ethnic Needs of Students”, 33rd IBIMA Conference, Granada, Spain, pp. 4256-4263.

Goldstein, G. Y. (2003). “Fundamentals of management. Textbook”, ed. 2-e, supplemented and revised, Taganrog: Publishing house-in TRTU, URL: http://www.aup.ru/books/m77/3_2.htm

Iksanova, L. G. (2017). “Experience of the National presidential school for ethno-cultural education of children”, Mari regional studies: experience and prospects of development: Materials of the XXIII Republican scientific and practical conference. - Yoshkar-Ola: state educational institution of the Republic of Mari El "Mari Institute of education", p. 200.

Korchagin, E. A., Safin, R. S., & Khairutdinov, R. R. (2019). “The content of educational programs in technical universities: Quality of applying the modern professional standards”, International Journal of Instruction, 12(1), 357-360.

Nazarenko, S. V. (2008). “Sociology: Textbook”, 2nd ed. St. Petersburg: publishing house "Peter", p. 496.

Nikolaevna, V. M., Victorovna, F. A., Faridovna, D. G. (2017). “Modern use of the pedagogical technology team-teaching in the training of teacher candidates”, Quid-investigacion Ciencia y Tecnologia, 28, pp. 767-772.

Olga, N., Marina, M., & Inna, K. (2018). “Implementation of moral and civic education programmes into Russian educational institutions”, Proceedings of INTCESS2018- 5th International Conference on Education and Social Science, 228-234.

Oliveira, A. M., Gerevini, A. M., & Strohschoen, A. A. G. (2017). Diário de bordo: uma ferramenta metodológica para o desenvolvimento da alfabetização científica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 119-132.

Osovskaya, G. V., & Osovsky, O. A. (2006). “Fundamentals of management”, Textbook. K.: "Condor", p. 664.

Potashnik, M. M. (2011). “Inclusive aspects of school management”, Methodical manual. Moscow: Pedagogical society of Russia, p. 320.

Rodrigues, B. M., Santos, J. E. B., & Vasconcelos, C. A. (2020). Conceptions of undergraduate students in Chemistry on the use of interactive interfaces in and for the activities developed in the distance course. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11649.

Santos, J. E. B. (2020). Cartographic narratives: the teaching of mathematics and ICT. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11645.

Shamova, T. I., Tretyakov, P. I., & Kapustin, N. P. (2002). “Management of educational systems”, Moscow, p. 214.

Starikova, L. D., & Zhuchenko, E. A. (2007). “Management of educational systems: Course of lectures” Ekaterinburg: GOU VPO"ROS. GOS. prof.-PED. UN-t, p. 141.
Uemov, A. I. (1978). “System approach and General theory of systems”, Moscow: "Thought", p. 272.

Publicado

2021-02-16

Como Citar

Terentyeva, I., Fedorova, S., Fahrutdinova, G., Iksanova, L., & Fakhrutdinova, A. (2021). Atividade da instituição de ensino para os direitos linguísticos e necessidades etno-culturais dos alunos. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15251. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15251

Edição

Seção

Publicação Contínua