Arte, experiência e alteridade: reflexões no horizonte da educação ético-estética

Autores

  • Maria Regina Johann Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15315

Palavras-chave:

Hermenêutica filosófica, Experiência estética, Cocriação, Ensino de Arte

Resumo

Orientadas pela perspectiva teórica da hermenêutica filosófica, as reflexões apresentadas emergem de reflexões à luz de leituras e pesquisas bibliográficas, especialmente referenciadas em Hans-Georg Gadamer. O texto aborda a dimensão ético-estética da educação, tendo como campo reflexivo o ensino de artes, enfatizando a experiência artística como possibilidade de conhecimento e autoconhecimento para além dos enquadramentos da racionalidade instrumental. O artigo destaca, por isso, a experiência artística como uma possibilidade de (re)aproximação entre o aluno, a obra e o artista, como forma de investigação de si mesmo no campo da autoria, tendo como referência a experimentação do jogo artístico e as tensões do processo criativo. Esse processo criativo desencadearia um diálogo, o qual estaria na base da ética, uma vez que o agir moral se fundamentaria no processo de cocriação da experiência estética em relação à obra de arte. Este conhecimento sensível tem potencial formativo e, portanto, se justifica no âmbito da educação escolar, de modo especial, no ensino das artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Regina Johann, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Educação Artística e possui Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. É professora da Unijuí. Participa dos grupos de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação e Mongaba, tematizando, respectivamente, questões como: linguagem, arte e educação, currículo, cultura digital na educação escolar e a Área das Linguagens no Ensino Médio.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2788-5967

Referências

Azevedo, F. A. G. (2009). A arte possibilita ao ser humano repensar suas certezas e reinventar seu cotidiano. In: Barbosa, A. M. & Coutinho, R. G. (org.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora Unesp, p. 335-346.

Barbosa, A. M. (2009). Mediação cultural é social. In: Barbosa, A. M. & Coutinho, R. G. (org.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora Unesp, p. 13-22.

Brayner, F. (2008). Educação e republicanismo: experimentos arendtianos para uma educação melhor. Brasília, DF: Líber Livro.

Boufleuer, J. P. & Johann, M. R. (2016). A estética como possibilidade de alargamento do horizonte da ética: intercomplementaridades formativas. In: Rajobac, R., Bombassaro, L.C., & Goergen, P. (org.). Experiência formativa e reflexão. Caxias do Sul: Educs.

Charlot, B. (2013). Da relação com o saber às práticas educativas. 1. ed. São Paulo: Cortez.

Johann, M. R. & Fensterseifer, P. E. (2021). Giro hermenêutico & outros escritos. Cruz Alta: Ilustração.

Flicklinger, H-G. (2000). Da experiência da arte à hermenêutica filosófica. In: Almeida, C. L. S., Flicklinger, H-G., & Rohden, L. (200). Hermenêutica filosófica. Nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 27-59

Flicklinger, H-G. (2014). Gadamer e a educação. Belo Horizonte: Autêntica.

Gadamer, H-G. (1999). Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução Flávio Paulo Meurer. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Gadamer, H-G. (2000). La educación es educarse. Barcelona: Paidós.

Gadamer, H-G. (2004). Verdade e método II: complementos e índices. Tradução Enio Paulo Giachini. Revisão da tradução Márcia Sá Cavalcante Schuback. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Gadamer, H-G. (2010). Hermenêutica da obra de arte. Seleção e tradução Marco Antonio Casanova. São Paulo: Editora WMF; Martins Fontes.

Heidegger, M. (1989). Ser e tempo II. Tradução Márcia Sá Cavalcanti. Petrópolis; RJ: Vozes.

Hermann, N. (2002). Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A.

Herman, N. (2010). a Ensaios sobre educação ético-estética. Ijuí: Editora Unijuí.

Larrosa, J. (2014). Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Mink, J. (1996). Marcel Duchamp: a arte como contra-arte. Tradução Zita Morais. Köln: Taschen.

Melo e Souza, R. (1988). A ética concriativa de Gadamer. Revista TB, 94, 69-86.

Vatimo, G. (1996). Introdução a Heidegger. Tradução João Gama. 10. ed. Lisboa: Instituto Piaget.

Downloads

Publicado

2021-03-17

Como Citar

Johann, M. R. . (2021). Arte, experiência e alteridade: reflexões no horizonte da educação ético-estética. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15315. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15315

Edição

Seção

Publicação Contínua