A didática universitária e sua relação com o desenvolvimento das competências de pesquisa em alunos da Universidade Nacional de San Martín
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15612Palavras-chave:
Didática investigativa, Didática universitária, Epistemologia, Habilidades metodológicasResumo
O estudo foi realizado com uma amostra de 30 professores e 30 oradores do VIII, IX e X ciclo do Programa de Estudos da Linguagem da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Nacional de San Martín, Tarapoto. Neste contexto, a implementação de uma didática universitária cientificamente concebida é um elemento fundamental para a transformação profissional dos professores e o aprimoramento da prática formativa por eles desenvolvida. Uma das condições fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino universitário consiste, a nosso ver, em possibilitar uma mudança substantiva na configuração da identidade profissional dos professores universitários. Diante dessas considerações, estudos que fornecem modelagem teórica sobre habilidades investigativas são insuficientes, uma vez que a maioria dos resultados teóricos e empíricos enfoca, especificamente, a formação de uma profissão. As carreiras com maior presença na disciplina são Medicina e Bacharelado em Educação. Neste último caso, o objeto de estudo mais repetido é a formação inicial investigativa ou a pós-graduação. Na pesquisa, foi levantado que a atuação da situação entre a didática universitária da Universidade Nacional de San Martín – Tarapoto e o desenvolvimento das habilidades de pesquisa inerentes aos alunos dos VIII, IX e X ciclo do Programa de Estudos da Língua estão significativamente . Foi realizado um estudo descritivo correlacional; Foram utilizados métodos teóricos de indução, análise, síntese, bem como métodos de medição empírica, bem como métodos estatísticos e técnicas de levantamento individual. Para contraste estatístico da hipótese, foi utilizada a técnica de correlação estatística de Pearson; teste de hipótese, há evidência estatística com nível de significância de 5%. As conclusões moldam a validade das hipóteses.
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