Livro impresso e digital: o problema de escolher dos estudantes da universidade moderna
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15913Palavras-chave:
Cultura de leitura, Digitalização da educação, Estudantes modernos, Livro digital, Livro impressoResumo
O artigo destaca a urgência do problema da digitalização da educação, fundamenta a necessidade de desenvolver a competência digital dos jovens no contexto do uso de recursos eletrônicos diversos, tecnologias, a capacidade de ser crítico em termos de autenticidade da informação recebida, usar com competência os meios digitais para atingir objetivos pessoais, profissionais ou sociais. Enfatiza-se a necessidade de desenvolver competências de leitura em estudantes universitários. O estudo utilizou métodos de análise conceitual e comparativa, além de métodos psicodiagnósticos e estatísticos. São apresentados os resultados de um estudo empírico realizado em universidades ucranianas. No artigo, apresentamos os aspectos positivos e negativos no uso de publicações impressas e eletrônicas por estudantes modernos e também as suas preferências de uso dessas fontes para resolver problemas educacionais. Determinamos as peculiaridades do desenvolvimento de interesses de leitura dos futuros especialistas e as perspectivas de competição do livro impresso com o digital. Verificamos que os respondentes preferem os e-books, destacando mais vantagens para o uso prático. Foi investigado que para estudar eles escolhem com mais frequência livros impressos, livros didáticos, que os ajudem a focar mais profundamente na informação científica e compreendê-la criticamente (mais de 70% dos entrevistados). A ênfase é colocada na importância de uma combinação bem-sucedida de publicações digitais e impressas em atividades educacionais (profissionais) nas condições modernas.
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