Formando uma cultura de relacionamento interpessoal de crianças em idade pré-escolar por meio de atividades artísticas e lúdicas

Autores

  • Natalia Sergeevna Yushchenko Russian State Social University, Moscow, Russia.
  • Elena Borisovna Pokivaylova Russian State Social University, Moscow, Russia.
  • Lena Igorevna Cheshenko Russian State Social University, Moscow, Russia.
  • Olga Victorovna Ershova Moscow City University, Moscow, Russia.
  • Vladimir Manuilov Military University Russian State, Moscow, Russia.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16135

Palavras-chave:

Cultura, Arte e atividade lúdica, Desenvolvimento, Tipo de personalidade, Pré-escolar sênior

Resumo

O artigo trata de uma questão urgente da pedagogia da arte, a saber, a socialização e o desenvolvimento estético de crianças em idade pré-escolar por meio de atividades lúdicas em grupo. Os autores do artigo destacaram a importância das características individuais e pessoais das crianças desta idade quando estão envolvidas em atividades criativas conjuntas e interação em grupo. É dada especial atenção à cultura de comunicação e interação dos pré-escolares seniores com seus colegas e professores. Ao mesmo tempo, o estudo aborda as questões de realização do potencial criativo de crianças em idade pré-escolar por meio da arte e dos jogos. Uma direção separada desta pesquisa pedagógica de pré-escolares seniores é o diagnóstico pessoal abrangente de tais crianças e a tipologia correspondente de sua personalidade. Com base nas características de cada tipo de criança, os autores propõem as principais estratégias pedagógicas para a formação de uma cultura de relacionamento interpessoal que pode ser utilizada em diversos programas de educação estética e desenvolvimento de pré-escolares do último ano. O artigo também destaca a tipologia correspondente de jogos educativos avaliados como condição para a formação de tecnologias cientificamente fundamentadas de desenvolvimento psicológico, espiritual e moral de pré-escolares seniores. O estudo pode ser do interesse de uma ampla gama de especialistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Sergeevna Yushchenko, Russian State Social University, Moscow, Russia.

Elena Borisovna Pokivaylova, Russian State Social University, Moscow, Russia.

Lena Igorevna Cheshenko, Russian State Social University, Moscow, Russia.

Olga Victorovna Ershova, Moscow City University, Moscow, Russia.

Vladimir Manuilov, Military University Russian State, Moscow, Russia.

Referências

Akulova, E. F. (2009). Didakticheskaya igra kak effektivnaya forma sozdaniya sotsialnoi situatsii razvitiya doshkolnikov [Didactic games as an efficient form of creating a social situation in developing preschool children]. Izvestiya Rossiiskogo gosudarstvennogo pedagogicheskogo universiteta im. A. I. Gertsena, 98, 9-17.
Bozhovich, L. I. (1998). Lichnost i ee formirovanie v detskom vozraste [Personality and its formation in childhood]. Moscow: Prosveshchenie, 321 p.
Dalceggio, M. M., & Rodríguez, N. B. (2021). Theory and practice in teacher training at UNLP: an analysis of the curriculum. Journal of Research and Knowledge Spreading, 2(1), e12303.
Elkonin, D. B., & Venger, A. L., Eds. (1988). Osobennosti psikhologicheskogo razvitiya detei 6-7 letnego vozrasta [The specific psychological development of children aged between six and seven years]. Moscow: Prosveshchenie, 256 p.
Goffman, E. (2004). Analiz freimov [Frame analysis]. Moscow: In-t sotsiologii RAN.
Grishina, N. V., Compl. (2001). Psikhologiya sotsialnykh situatsii [The psychology of social situations]. Saint Petersburg: PITER.
Ilina, M. N. (2007). Podgotovka k shkole: razvivayushchie testy i uprazhneniya [School preparation: educational tests and exercises]. Saint Petersburg: Piter, 208 p.
Jung, C. G. (1995). Psikhologicheskie tipy [Psychological types]. Saint Petersburg: Yuventa, 716 p.
Kadson, H., & Schaefer, C. (2001). Praktikum po igrovoi psikhoterapii [Practional course of play psychotherapy]. Saint Petersburg: Piter, 416 p.
Kamenets, A. V., Ed. (2014). Psikhologo-pedagogicheskie osnovy organizatsii detskogo tvorchestva [Psychological and pedagogical foundations of children's creative work]. Moscow: Izd-vo "Radost", 42 p.
Kamenets, A. V. (2015). Vvedenie v teoriyu sotsialnogo vzaimodeistviya [Introduction to the theory of social networking]: monograph. Moscow: Izd-vo RGSU, 464 p.
Kipnis, M. S. (2002). Dramaterapiya [Drama therapy]. Moscow: Os-89, 192 p.
Knyazeva, O. L. (2003). Ya-Ty-My. Programma sotsialno-emotsionalnogo razvitiya doshkolnikov [I-You-We. The program of social and emotional development of preschool children]. Moscow: Mozaika-Sintez, 168 p.
Leontev, A. N. (2009). Psikhologicheskie osnovy razvitiya rebenka i obucheniya [Psychological foundations of developing and teaching children]. Moscow: Smysl, 426 p.
Leutz, G. (1994). Psikhodrama. Teoriya i praktika. Klassicheskaya psikhodrama Ya.L. Moreno [Psychodrama. Theory and practice. Classical psychodrama of J.L. Moreno]. Moscow: Izdat gruppa "Progress", "Univers".
Loginova, V. I., & Samorukova, P. G., Eds. (1988). Doshkolnaya pedagogika [Preschool pedagogy]. In two parts. Part Two. Moscow: Prosveshchenie, 256 p.
Moreno, J. (2001). Psikhodrama [Psychodrama]. Moscow: Aprel Press, izd-vo EKSMO-Press.
Mukhina, V. S. (2010). Detskaya psikhologiya [Child psychology]. Moscow: Akademiya, 315 p.
Panfilova, M. A. (1995). Igry i uprazhneniya dlya razvitiya navykov obshcheniya u doshkolnikov [Games and exercises for developing the communication skills of preschool children]. Minsk: Scaryna, 75 p.
Smirnova, E. O., & Kholmogorova, V. M. (2003). Mezhlichnostnye otnosheniya doshkolnikov: diagnostika, problemy, korrektsiya [Interpersonal relationships of preschool children: diagnosis, problems and correction]. Moscow: Vlados, 160 p.
Zinkevich-Evstigneeva, T. D., & Grabenko, T. M. (2008). Igry v skazkoterapii [Games in fairy tale therapy]. Saint Petersburg: Izd. Rech, 208 p.

Publicado

2021-07-27

Como Citar

Yushchenko, N. S. ., Pokivaylova, E. B., Cheshenko, L. I., Ershova, O. V., & Manuilov, V. (2021). Formando uma cultura de relacionamento interpessoal de crianças em idade pré-escolar por meio de atividades artísticas e lúdicas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16135. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16135

Edição

Seção

Publicação Contínua