Formando uma cultura de relacionamento interpessoal de crianças em idade pré-escolar por meio de atividades artísticas e lúdicas
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16135Palavras-chave:
Cultura, Arte e atividade lúdica, Desenvolvimento, Tipo de personalidade, Pré-escolar sêniorResumo
O artigo trata de uma questão urgente da pedagogia da arte, a saber, a socialização e o desenvolvimento estético de crianças em idade pré-escolar por meio de atividades lúdicas em grupo. Os autores do artigo destacaram a importância das características individuais e pessoais das crianças desta idade quando estão envolvidas em atividades criativas conjuntas e interação em grupo. É dada especial atenção à cultura de comunicação e interação dos pré-escolares seniores com seus colegas e professores. Ao mesmo tempo, o estudo aborda as questões de realização do potencial criativo de crianças em idade pré-escolar por meio da arte e dos jogos. Uma direção separada desta pesquisa pedagógica de pré-escolares seniores é o diagnóstico pessoal abrangente de tais crianças e a tipologia correspondente de sua personalidade. Com base nas características de cada tipo de criança, os autores propõem as principais estratégias pedagógicas para a formação de uma cultura de relacionamento interpessoal que pode ser utilizada em diversos programas de educação estética e desenvolvimento de pré-escolares do último ano. O artigo também destaca a tipologia correspondente de jogos educativos avaliados como condição para a formação de tecnologias cientificamente fundamentadas de desenvolvimento psicológico, espiritual e moral de pré-escolares seniores. O estudo pode ser do interesse de uma ampla gama de especialistas.
Downloads
Referências
Bozhovich, L. I. (1998). Lichnost i ee formirovanie v detskom vozraste [Personality and its formation in childhood]. Moscow: Prosveshchenie, 321 p.
Dalceggio, M. M., & Rodríguez, N. B. (2021). Theory and practice in teacher training at UNLP: an analysis of the curriculum. Journal of Research and Knowledge Spreading, 2(1), e12303.
Elkonin, D. B., & Venger, A. L., Eds. (1988). Osobennosti psikhologicheskogo razvitiya detei 6-7 letnego vozrasta [The specific psychological development of children aged between six and seven years]. Moscow: Prosveshchenie, 256 p.
Goffman, E. (2004). Analiz freimov [Frame analysis]. Moscow: In-t sotsiologii RAN.
Grishina, N. V., Compl. (2001). Psikhologiya sotsialnykh situatsii [The psychology of social situations]. Saint Petersburg: PITER.
Ilina, M. N. (2007). Podgotovka k shkole: razvivayushchie testy i uprazhneniya [School preparation: educational tests and exercises]. Saint Petersburg: Piter, 208 p.
Jung, C. G. (1995). Psikhologicheskie tipy [Psychological types]. Saint Petersburg: Yuventa, 716 p.
Kadson, H., & Schaefer, C. (2001). Praktikum po igrovoi psikhoterapii [Practional course of play psychotherapy]. Saint Petersburg: Piter, 416 p.
Kamenets, A. V., Ed. (2014). Psikhologo-pedagogicheskie osnovy organizatsii detskogo tvorchestva [Psychological and pedagogical foundations of children's creative work]. Moscow: Izd-vo "Radost", 42 p.
Kamenets, A. V. (2015). Vvedenie v teoriyu sotsialnogo vzaimodeistviya [Introduction to the theory of social networking]: monograph. Moscow: Izd-vo RGSU, 464 p.
Kipnis, M. S. (2002). Dramaterapiya [Drama therapy]. Moscow: Os-89, 192 p.
Knyazeva, O. L. (2003). Ya-Ty-My. Programma sotsialno-emotsionalnogo razvitiya doshkolnikov [I-You-We. The program of social and emotional development of preschool children]. Moscow: Mozaika-Sintez, 168 p.
Leontev, A. N. (2009). Psikhologicheskie osnovy razvitiya rebenka i obucheniya [Psychological foundations of developing and teaching children]. Moscow: Smysl, 426 p.
Leutz, G. (1994). Psikhodrama. Teoriya i praktika. Klassicheskaya psikhodrama Ya.L. Moreno [Psychodrama. Theory and practice. Classical psychodrama of J.L. Moreno]. Moscow: Izdat gruppa "Progress", "Univers".
Loginova, V. I., & Samorukova, P. G., Eds. (1988). Doshkolnaya pedagogika [Preschool pedagogy]. In two parts. Part Two. Moscow: Prosveshchenie, 256 p.
Moreno, J. (2001). Psikhodrama [Psychodrama]. Moscow: Aprel Press, izd-vo EKSMO-Press.
Mukhina, V. S. (2010). Detskaya psikhologiya [Child psychology]. Moscow: Akademiya, 315 p.
Panfilova, M. A. (1995). Igry i uprazhneniya dlya razvitiya navykov obshcheniya u doshkolnikov [Games and exercises for developing the communication skills of preschool children]. Minsk: Scaryna, 75 p.
Smirnova, E. O., & Kholmogorova, V. M. (2003). Mezhlichnostnye otnosheniya doshkolnikov: diagnostika, problemy, korrektsiya [Interpersonal relationships of preschool children: diagnosis, problems and correction]. Moscow: Vlados, 160 p.
Zinkevich-Evstigneeva, T. D., & Grabenko, T. M. (2008). Igry v skazkoterapii [Games in fairy tale therapy]. Saint Petersburg: Izd. Rech, 208 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.