Transformação das condições de trabalho e emprego de professores universitários no período de ensino à distância: aspectos sócio-psicológicos e avaliação de risco
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16165Palavras-chave:
Ensino à distância nas universidades, Emprego remoto de professores, Condições de trabalho remoto, Professores universitáriosResumo
A transição forçada para o ensino à distância durante a pandemia determinou o desenvolvimento de novos modelos de atividade profissional dos professores universitários. Os resultados da “primeira onda” mostram que a comunidade de professores não estava preparada para a educação a distância não só pela falta de competências e habilidades necessárias para trabalhar no ambiente online, mas também psicologicamente. Em particular, o despreparo psicológico dos professores para a transição dos formatos tradicionais de interação para os remotos, o colapso dos modelos familiares “vivos” de comunicação com alunos e colegas revelou-se uma grande dificuldade. Com base nos resultados da pesquisa, os principais problemas da organização do trabalho remoto dos professores são determinados e as consequências sócio-psicológicas do emprego remoto são reveladas. Os principais grupos de riscos enfrentados pelos professores devido à transição forçada para empregos remotos também são identificados. O impacto dos formatos remotos nas atividades profissionais dos professores não pode ser avaliado de forma inequívoca. Por um lado, no tempo do trabalho remoto, os professores desenvolveram novas habilidades e competências, dominaram tecnologias online inovadoras, conseguiram superar inúmeras lutas psicológicas, etc. Por outro lado, os professores estão cientes de que o necessário processo de transformação da educação não apenas mudará substancialmente sua atividade profissional, mas também levará ao surgimento de papéis sociais e modelos de comportamento profissional fundamentalmente novos. Há um sentimento crescente de mal-estar e confusão na comunidade de ensino e as expectativas negativas associadas à incerteza no mercado de trabalho profissional estão se desenvolvendo.
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