A questão da mulher na prosa do século 19 no contexto do processo educacional
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16402Palavras-chave:
educação, essência pedagógica, questão feminina, análise históricaResumo
O objetivo do artigo é estudar as fontes e a interpretação pedagógica da "questão das mulheres". O tema da pesquisa é a “questão das mulheres” e sua realização artística nos romances de Marko Vovchok. A análise do problema foi realizada integrando os métodos tradicionais da crítica literária histórica comparativa russa com novas abordagens da crítica literária mundial - gênero, sociocultural, pós-colonial e feminista. Como resultado do estudo, chegamos à conclusão de que as visões pedagógicas sobre a "questão das mulheres" na escritora foram formadas e desenvolvidas sob a influência da comunicação com os intelectuais ucranianos e europeus do século XIX. A parte progressista da intelectualidade da segunda metade do século XIX - início do século XX preconizava uma mudança no status social das mulheres. Representantes da opinião pública e pedagógica acreditam que uma mulher não só pode ser mãe, esposa, dona de casa, mas capaz de se realizar em outras áreas da sociedade, para as quais necessita de uma educação digna. O trabalho jornalístico sobre este problema das mulheres com uma possível caracterização comparativa das regiões de alguns países europeus, que no período em estudo faziam parte dos impérios austro-húngaros, merece um estudo mais aprofundado.
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