Steam technologies na educação ocidental: novas abordagens para o estudo de textos literários

Autores

  • Elena Getmanskaya Moscow Pedagogical State University, Moscow, Russia.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16561

Palavras-chave:

Tecnologias STEAM, Educação literária, Multidisciplinar, Projeto, Artes visuais, Físicos e letristas

Resumo

O artigo trata do conceito ocidental de educação STEAM que se baseia em uma certa "poli-disciplina" que inclui Ciências (S), Tecnologia (T), Engenharia (E), Artes (A) e Matemática (M). A prática desta abordagem educacional está focada na seguinte ideia: um aluno que está familiarizado com os princípios artísticos da vida (literatura, arte, música, design) terá mais resultados em Matemática, Invenções e Ciências Naturais. O STEAM elimina a disputa contínua entre "físicos" e "letristas" porque, dentro de sua estrutura, um letrista pode ser talentoso em engenharia (invenção) e um físico pode ser talentoso em manifestações estéticas e artísticas como o design. A análise dos modelos STEAM ocidentais de estudar textos literários levanta questões sobre as trajetórias da educação literária moderna, que está se transformando em certo sentido. Um produto educacional STEAM na análise de um texto literário é orientado principalmente para a solução do designer como a manifestação do potencial criativo dos alunos. Em última análise, os estudos ocidentais apresentam a abordagem STEAM como um modelo centrado no ser humano (não centrado no assunto): a abordagem prioriza a personalidade e a individualidade do aluno. A educação STEAM é um novo sistema educacional integrador que integra o científico e o imaginativo, o documental e o estético, o artístico e os princípios racionais.

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Biografia do Autor

Elena Getmanskaya, Moscow Pedagogical State University, Moscow, Russia.

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Publicado

2021-10-11

Como Citar

Getmanskaya, E. (2021). Steam technologies na educação ocidental: novas abordagens para o estudo de textos literários. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16561. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16561

Edição

Seção

Publicação Contínua