Práticas de mediação e comunicação na educação
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16562Palavras-chave:
Mediação, Disputas e resolução de conflitos, Mediador, Práticas de comunicaçãoResumo
Na esfera da educação, as práticas de mediação e comunicação ajudam não só a resolver disputas e conflitos de forma mais eficaz, mas também a proteger os interesses de crianças e menores. O estudo tem como objetivo explorar e analisar a eficácia das práticas de mediação e comunicação na resolução de conflitos nas organizações educacionais, bem como identificar tendências no desenvolvimento desta instituição. São analisados a importância e o papel do uso de práticas de mediação e comunicação na resolução de conflitos no âmbito da educação e estudados os aspectos teóricos da eficácia da mediação nas organizações educacionais. Identificam-se as razões para o surgimento de conflitos nas organizações educacionais e fundamenta-se a necessidade de melhorar a eficácia da implementação das práticas de mediação e comunicação na resolução de conflitos na esfera da educação. Os resultados do estudo permitem traçar tendências no desenvolvimento da instituição estudada. Pesquisas adicionais podem abordar a eficácia das práticas de mediação e comunicação e a viabilidade do uso de vários métodos e técnicas para melhorar o uso de habilidades de mediação e comunicação nas relações jurídicas educacionais.
Downloads
Referências
Burguet, M. (1999). El educador como gestor de conflictos. Bilbao: Desclée de Brouwer.
Carter, C. (2000). Conflict mediation at school: peace through avoidance? Report No. UD033083. ERIC Document Reproduction Service No. ED 433396.
Costa, E. P. d., & Costa, I. V. (2020). Continuing teacher training in conflict mediation: a socio-educational strategy for the current school. International Journal of Management Science and Business Administration, 6(4), 63-69. http://dx.doi.org/10.18775/ijmsba.1849-5664-5419.2014.64.1006
Federal State Budgetary Institution "Federal Institute of Mediation". (n.d.). Analytical Report "Monitoring of the activities of mediation services in the constituent entities of the Russian Federation". Available: https://fcprc.ru/wp-content/uploads/2021/03/Monitoring-2020-goda.pdf
Federal State Budgetary Institution "Federal Institute of Mediation". (2015). Report on ensuring the implementation in educational institutions of the Concept for the development of a network of mediation services until 2017 in order to implement restorative justice in relation to children, including those who have committed socially dangerous acts, but have not reached the age at which criminal responsibility occurs in the Russian Federation. Available: http://fedim.ru/wp-content/uploads/2019/06/otchet-ob-obespechenii-realizacii-koncepcii.pdf
Ibarra, L. (2002). Los conflictos escolares: un problema de todos. Habana: Universidade De la Habana.
Ibarrola-García, S., & Iriarte, C. (2013). Evaluation of a school mediation experience. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 84, 182-189. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.06.532
Jares, X. R. (2002). Educação e conflito: Guia de educação para a convivência. Porto: Edições Asa.
Korotun, A. V. (2019). Pravovye osnovy organizatsii sluzhb shkolnoi mediatsii v obrazovatelnykh organizatsiiakh [Legal basis for the organization of school mediation services in educational organizations]. Vestnik sotsialno-gumanitarnogo obrazovanioa i nauki, 2, 31-37.
Nozhichkina, L. V. (2014). Sindrom emotsionalnogo vygoraniia pedagogov – istochnik konfliktov v obrazovatelnoi srede [Emotional burnout syndrome among educators as a source of conflicts in the educational environment]. Conflictology, 1, 149-164.
Pentin, A. A. (2017). Vosstanovitelnaia kultura v shkole. Prodolzhenie diskussii [Restorative culture in a school. Continuation of the discussion]. Vestnik federalnogo instituta mediatsii, 4, 30-41.
Perov, V. Iu. (2004). Etika diskursa i kommunikativnye praktiki [Discourse ethics and communication practices]. In: Dudnik, S. I. (Ed.). Kommunikatsiia i obrazovanie. Collection of articles. Saint Petersburg: Sankt-Peterburgskoe filosofskoe obshchestvo, pp. 404-417.
Pineda, M., Serrano, M. P., & Altarejos, A. (2019). Some considerations on the resolution of school conflict. Conrado, 15(67), 135-142.
Possato, B. C., Rodríguez-Hidalgo, A., Ortega-Ruiz, R., & Zan, D. D. P. (2016). The mediator of school conflicts: experiences in South America. Psicologia Escolar e Educacional, 20(2), 357-366. http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150202992
Rahim, M. (2002). Toward a theory of managing organizational conflict. The International Journal of Conflict Management, 13(3), 206-235. http://dx.doi.org/10.1108/eb022874
Rahim, M. A., & Bonoma, T. V. (1979). Managing organizational conflict: a model for diagnosis and intervention. Psychological Reports, 44(3), 1323-1344. http://dx.doi.org/10.2466/pr0.1979.44.3c.1323
Shamlikashvili, Ts. A. (2016). Issledovanie i obobshchenie opyta zarubezhnykh organov i organizatsii, rabotayushchikh v oblasti shkolnoi mediatsii v obrazovatelnykh organizatsiiakh s tseliu razrabotki predlozhenii po sovershenstvovaniiu sluzhb shkolnoi mediatsii v Rossiiskoi Federatsii [The study and summarization of the experience of foreign bodies and organizations working in the field of school mediation in educational organizations for the purpose of developing proposals for the improvement of school mediation services in the Russian Federation]. Moscow: FGBU "FIM". Available: http://fedim.ru/wp-content/uploads/2016/12/2.8_Otchet.pdf
Silva, F., & Flores, P. (2014). O conflito em contexto escolar: transformar barreiras em oportunidade. In: Carvalho, M. J., Loureiro, A., & Ferreira, C. A. (Eds.). Atas XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Ciências da Educação: espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar. Vila Real: De Facto Editores, pp. 253-268. Available: http://xiicongressospce2014.utad.pt/
Valente, S., Lourenço, A., & Németh, Z. (2020). School conflicts: causes and management strategies in classroom relationships. In: Interpersonal Relationships. https://doi.org/10.5772/intechopen.95395
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.