Características pedagógicas do aspecto etnocultural da personalidade na literatura
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16588Palavras-chave:
Aspectos culturales, Etnoculturales, Literatura, Pedagogía, PedagógicosResumo
O objetivo principal do estudo é determinar os principais aspectos pedagógicos das características etnoculturais do indivíduo na literatura. É necessária uma humanização transversal da educação, fortalecendo a dimensão pessoal na ciência e na prática pedagógica. A orientação para uma pessoa (uma criança, um jovem, um estudante, um especialista bem formado) deve se tornar o objetivo principal e o conteúdo do sistema educacional do século XXI. A pessoa deve ser colocada em primeiro lugar. Para tanto, a educação deve contribuir para a consciência da pessoa sobre suas próprias raízes, seu lugar no mundo, a assimilação por cada indivíduo da etnocultura da comunidade como um modo de ser, para que no futuro seja capaz de entrar em diálogo com outras culturas, movimentar-se livremente no seu espaço segundo o princípio “a partir do conhecimento e respeito pela própria cultura passa a respeitar outras culturas, o desejo de estudar os signos, símbolos, códigos de outra comunidade, para compreender os seus estereótipos de comportamento, as peculiaridades da percepção do mundo e cosmovisão - a base da tolerância e unidade. “O estudo foi realizado utilizando os seguintes métodos teóricos: análise e síntese de sistemas, indução e dedução, comparação, classificação, generalização e sistematização, idealização e abstração. Como resultado, foram identificados os principais aspectos pedagógicos dos traços de personalidade etnocultural na literatura.
Downloads
Referências
Amhag, L., Hellström, L., & Stigmar, M. (2019). Teacher Educators' Use of Digital Tools and Needs for Digital Competence in Higher Education. Journal of Digital Learning in Teacher Education, 35(4), 203-220.
Budnyk, O., Kachak, T., Blyznyuk, T., Rostykus, N., & Boiko, H. (2021). Printed and e-book: problems of choice of modern students of the university. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e15913. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15913
Cordeiro, E. P. B., Marques, M. M. C., & Costa, M. T. N. (2021). Socio-emotional education: paths to inspire studies, research and practices. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e13729. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13729
Fontes, N. S., & Santos, F. A. (2020). The absence of literature in the National Curricular Common Base for high school. Revista Tempos e Espaços em Educação, 13(32), 1-23. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14395
Kachak,T., Budnyk, O. &Blyznyuk, T. (2021). Development of reading culture of school children: results of theoretical and empirical research. Revista Inclusiones, 8, 62-76.
Moldabekova, S. K., Sakhariyeva, A. Z., Bulatbayeva, K. N., Karekeevna, D. G., & Karisovna, Z. A. (2021). A model of forming polylingual speech culture and communicative competence as a condition for teachers’ training. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e15616. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15616
Mukhametshin, A. A., Nasibullov, R. R., & Adilova, V. K. (2021). Method of designing technology for future teacher intellectual work culture formation. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e15250. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15250
Ospanova, Zh., Tolybayeva, K., Nurkenova, S.K., Duisekova, K.K. & Baltabayeva, G. (2021) Lingua and culture study research on indirect communication cognitive metaphor. Хlinguae. European Scientific Language Journal, 13(2), 157-165.
Santos, M. H. S. R., & Rios, J. A. V. P. (2021). Education and cultural differences: boundary educational practices in basic education. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e13670. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13670
Vuorikari, R., Punie, Y., Carretero Gomez, S. & van den Brande, G. (2016). DigComp 2.0: The Digital Competence Framework for Citizens. Publications Office of the European Union, JRC101254. https://doi.org/10.2760/38842
Yarullin, I.F., Nasibullov, R.R., & Khuziakhmetov, A.N.(2018).The Problem of Prospective Teachers' Active Citizenship Development. Modern Journal of Language Teaching Methods, 8(10), 334-340 .
Yushchenko, N. S., Pokivaylova, E. B., Cheshenko, L. I., Ershova, O. V., & Manuilov, V. (2021). Forming a culture of interpersonal relationships of senior preschoolers by means of art and play activities. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e16135. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16135
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.