Características do potencial inovador e criativo dos futuros especialistas em educação

Autores

  • Olena Kvas Ivan Franko National University of Lviv, Lviv, Ukraine
  • Laryssa Zyazyun Taras Shevchenko Kyiv National University, Kyiv, Ukraine
  • Zoriana Khalo Drohobych Ivan Franko State Pedagogical University, Drohobych, Ukraine

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16725

Palavras-chave:

Pedagogia, potencial, potencial inovador, potencial criativo

Resumo

O estado atual de desenvolvimento econômico e social exige de um profissional a capacidade não só de operar com um determinado conjunto de conhecimentos profissionais obtidos no ensino superior, mas também as oportunidades criativas formadas, a capacidade de autorrealização em atividades independentes futuras. Portanto, as instituições de ensino superior enfrentam um problema importante de desenvolvimento do potencial criativo dos jovens, que por sua vez envolve a organização do processo educacional levando em consideração os padrões psicológicos de desenvolvimento de todo o sistema de qualidades pessoais na idade do aluno. Portanto, torna-se urgente o problema de identificar o grau de formação do potencial criativo e inovador dos futuros gestores e verificar a eficácia das condições psicológicas e pedagógicas para a aquisição de competências profissionais neste sentido no processo educacional. Levando isso em consideração, o objetivo principal do estudo é encontrar novas formas de desenvolver e estimular o potencial inovador e criativo dos futuros gestores da educação. Para isso, foram utilizados os métodos de análise teórica. Como resultado da pesquisa, os princípios básicos de desenvolvimento e estimulação do potencial inovador e criativo dos futuros gestores da educação foram generalizados e sistematizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olena Kvas, Ivan Franko National University of Lviv, Lviv, Ukraine

Laryssa Zyazyun, Taras Shevchenko Kyiv National University, Kyiv, Ukraine

Zoriana Khalo, Drohobych Ivan Franko State Pedagogical University, Drohobych, Ukraine

Referências

Awe, O.A. And Church, E.M. (2020), "Project flexibility and creativity: the moderating role of training utility", Management Decision, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. DOI: https://doi.org/10.1108/MD-02-2020-0226

Aleksіeіenko-Lemovska, L. (2019). Components of professional competence of educators of pre-school educational institutions: pedagogical excellence, pedagogical creativity. Pedagogical sciences: reality and perspectives, 69, 5-9.

https://doi.org/10.31392/2311-5491/2019-69.1

Bakhov, I., Ryzhykov, V. And Kolisnyk, O. (2018). Leadership Abilities of a Military Manager, Professionalism of a Commander as the Guarantee of the Practice of Effective Activity of a Military Organization. International Journal of Engineering & Technology, 7(4.38), 45-49. https://doi.org/10.14419/ijet.v7i4.38.24318

Buldu, D., & Armagan, F. (2019). Determination of the opinions of prospective science teachers about the planned trip to the sugar factory. International Journal of Innovative Research in Education, 6(2): 21-39. https://doi.org/10.18844/ijire.v6i2.4474

Cordeiro, E. de P. B., Marques, M. M. C., & Costa, M. T. N. (2021). Socio-emotional education: paths to inspire studies, research and practices. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e13729. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13729

Fedorov, A. A., Mialkina, E. V., Sedykh, E. P. S., & Zhitkova, V. A. (2021). Model of managing the professional-educational route of a future specialist. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e16325. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16325

Fedorov, A.A., Paputkova, G.A., Ilaltdinova, E.Y.,Filchenkova, I.F., & Solovyev, M.Y. (2017). Model for employer-sponsored education of teachers: Opportunities and challenges. Man in India, 97(11), 101-114.

Krumsvik, R. J. (2014). Teacher educators' digital competence. Scandinavian Journal of Educational Research, 58(3), 269-280.

PETROVICI, C. (2014). Professional and Transversal Competences of Future Teachers for Preschool and Primary School Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 142, 606. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.07.606

Kryshtanovych, M., Kryshtanovych, S., Stechkevych, O., Ivanytska, O., & Huzii, I. (2020). Prospects for the Development of Inclusive Education using Scientific and Mentoring Methodsunder the Conditions of Post-Pandemic Society. Postmodern Openings, 11(2), 73-88. https://doi.org/10.18662/po/11.2/160

Kryshtanovych, S., Bilyk, O., Shayner, H., Barabash, O., & Bondarenko, V. (2021). Study of the Experience of the Formation of Professional Competence in Future Managers of Physical Education and Sports. Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, 13(1), 162-176. https://doi.org/10.18662/rrem/13.1Sup1/390

Marek, M., Wu, W-C., & Chew, C. S. (2020). Teacher Experiences in Converting Classes to Distance Learning in the COVID-19 Pandemic. International Journal of Distance Education Technologies, 19, 40-60. https://doi.org/10.4018/IJDET.20210101.oa3

Orchard, J., Heilbronn, R., & Winstanley, C. (2016). Philosophy for Teachers (P4T): Developing new teachers’ applied ethical-decision making. Ethics and Education, 11(1), 42–54. https://doi.org/10.1080/17449642.2016.1145495

Roth K., Mollvik L., Alshoufani R., Adami R., Dineen K., Majlesi F., Peters M. & Tesar M. (2020) Philosophy of education in a new key: Constraints and possibilities in present times with regard to dignity, Educational Philosophy and Theory, AHEAD-OF-PRINT, 1-32. https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1851189

Publicado

2021-12-04

Como Citar

Kvas, O., Zyazyun, L., & Khalo, Z. (2021). Características do potencial inovador e criativo dos futuros especialistas em educação. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16725. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16725

Edição

Seção

Publicação Contínua

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.