Características da autorregulação dos alunos do ensino médio na Rússia durante o período de ensino à distância

Autores

  • Natalya N. Novikova Pitirim Sorokin Syktyvkar State University, Syktyvkar, Russia.
  • Vita F. Poberezkaya Pitirim Sorokin Syktyvkar State University, Syktyvkar, Russia.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16755

Palavras-chave:

Educação secundária, Ensino à distância, Auto-regulação, Diagnóstico da atividade autorregulatória dos alunos

Resumo

O ensino à distância pode ser considerado uma “aprendizagem autorregulada”, pois envolve os alunos no gerenciamento de seu próprio tempo, no planejamento de suas atividades e na participação ativa na comunicação interativa com os colegas e o professor. O objetivo do estudo é identificar problemas na autorregulação das atividades de aprendizagem de alunos do ensino médio durante o período de EAD. Com base em uma análise comparativa de pesquisas internacionais, o estudo identifica os componentes estruturais da autorregulação no ensino à distância, incluindo auto-organização, definição de metas, planejamento, previsão, autocontrole, autoavaliação e reflexão. O componente estrutural mais significativo é a auto-organização dos alunos, o que implica fazer uma programação diária, registrar as tarefas realizadas, controlar as ações de acordo com a programação diária, bem como alocar de forma independente o tempo para os trabalhos de casa. O estudo é baseado em uma pesquisa com 196 alunos do ensino médio na República de Komi, Rússia. Os resultados da pesquisa permitem identificar as áreas mais vulneráveis ​​da atividade autorregulatória dos alunos no processo de planejamento, organização e controle do tempo e das atividades individuais de aprendizagem em um ambiente de ensino à distância. O significado prático do estudo reside na possibilidade de utilizar os dados obtidos para melhorar o processo de ensino a distância. Os materiais do estudo podem ser úteis para gerentes, metodologistas e professores do ensino médio no desenvolvimento de recomendações metodológicas para alunos com relação ao desenvolvimento de habilidades de autorregulação de alunos do ensino médio.

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Biografia do Autor

Natalya N. Novikova, Pitirim Sorokin Syktyvkar State University, Syktyvkar, Russia.

Vita F. Poberezkaya, Pitirim Sorokin Syktyvkar State University, Syktyvkar, Russia.

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

Novikova, N. N., & Poberezkaya, V. F. (2021). Características da autorregulação dos alunos do ensino médio na Rússia durante o período de ensino à distância. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16755. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16755

Edição

Seção

Publicação Contínua