Prática de aplicação de tecnologias educacionais whitnin treinamento em disciplinas humanitárias na Tyumen Industrial University
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16851Palavras-chave:
Tecnologias Educacionais Modernas, Tecnologia De Classificação Modular, Tecnologia Interativa, Planejamento OrganizacionalResumo
Este artigo examina o uso de tecnologias educacionais modernas na prática da filial da Universidade Industrial de Tyumen na cidade de Surgut. O objetivo do estudo é determinar uma série de tecnologias educacionais usadas na filial da TIU em Surgut. A metodologia incluiu generalização da literatura de referência e científica, questionários, análises qualitativas e quantitativas. O estudo incluiu três etapas. No primeiro estágio, a literatura científica e de referência foi resumida para determinar o conceito e as direções principais das tecnologias educacionais modernas. Na segunda etapa, é apresentada a experiência da utilização de modernas tecnologias de ensino na prática da filial da TIU na cidade de Surgut. Na terceira etapa, foi realizada uma pesquisa com os alunos para identificar a eficácia da introdução de tecnologias educacionais modernas na prática da Universidade Industrial de Tyumen. O estudo foi realizado com base na filial da Tyumen Industrial University na cidade de Surgut, Khanty-Mansi Autonomous Okrug-Yugra. Participaram do estudo 70 respondentes com idades entre 18 e 22 anos, sendo 48 do sexo masculino e 22 do feminino. Os participantes da pesquisa são vários alunos do primeiro, segundo e terceiro ano. Antes da pesquisa, todos os alunos deram seu consentimento verbal para o estudo, não houve pessoas que se recusaram a participar. Após os alunos avaliarem as tecnologias educacionais na universidade em uma escala de 1 a 10, foram obtidos os seguintes resultados: 5,7%. (4 pessoas) dos respondentes acreditam que já existem todas as condições para o uso de tecnologias modernas, 37,1% (26 pessoas) avaliou em 8-9 pontos, a maioria de 52,9% (37 pessoas) dos respondentes deram uma avaliação de 6 a 7, 4,3% (3 pessoas) deram uma avaliação de 4 a 5, e nenhum dos entrevistados classificou as condições para o uso de tecnologias de ensino modernas na TIU como baixas 1-3. O número de respostas dos entrevistados a favor de cada uma das tecnologias apresentadas foi distribuído da seguinte forma: 97,1% dos entrevistados atenderam com o método de design, 84,3% com tecnologia de avaliação modular, 71,4% com tecnologia interativa, 45,7% com tecnologia de jogos, 38, 6% com a tecnologia de aprendizagem de problemas, 35,7% com a tecnologia de aprendizagem de casos, 20,0% com a tecnologia de desenvolvimento de educação. Os autores concluíram que, entre as tecnologias promissoras utilizadas na universidade, destacam-se as tecnologias de aprendizagem interativa (58,9%), projeto-problema (42,9%) e avaliação modular (37,1%).
Downloads
Referências
Bezukladnikov, K., Kruze, B., & Zhigalev, B. (2019, February). Training a pre-service foreign language teacher within the linguo-informational educational environment. In The International Conference Going Global through Social Sciences and Humanities (pp. 3-14). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-11473-2_1.
Cherevko, M. A., Makuha, N. A., Vershinina, T. S., Akhmetshina, Y. V., & Yukhnova, V. A. (2021). Using Modern Educational Technologies in a Law School (Based on Regional Experience). In SHS Web of Conferences (Vol. 108, p. 05011). EDP Sciences. https://doi.org/10.1051/shsconf/202110805011.
Darinskaia, L. A., & Molodtsova, G. I. (Eds.). (2019). Modern technologies for teaching and learning in socio-humanitarian disciplines. IGI global.
Glushchenko, V. M., & Pronkin, N. N. (2020). Quality of professional training as a result of innovative educational technologies. International journal of professional science, (5).
Gruzdeva, M. L., Vaganova, O. I., Kaznacheeva, S. N., Bystrova, N. V., & Chanchina, A. V. (2020). Modern Educational Technologies in Professional Education. In Growth Poles of the Global Economy: Emergence, Changes and Future Perspectives (pp. 1097-1103). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-15160-7_110.
Habieva, T. H., Nurhodzhaeva, H. A., Tretyakova, S. N., Zharmedetov, T. M., Zhunusova, S., Syzdykova, A., & Auganbaeva, T. (2021). THE USE OF MODERN EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN IMPROVING THE COMPETENCIES AND COMPETITIVENESS OF UNDERGRADUATES. Global Science and Innovations: Central Asia (см. в книгах), 2(12), 110-114. https://www.elibrary.ru/item.asp?id=46395944.
Ilyashenko, L. K. (2018). Application of project activities in the theory and practice of Russian universities. Revista ESPACIOS, 39(25).
Irmatov, F. M. (2020). FEATURES TEACHING PHYSICS FOR STUDENTS DIRECTIONS IN NON-PHYSICAL SPECIALTY BASED ON MODERN EDUCATIONAL TECHNOLOGIES. Scientific Bulletin of Namangan State University, 2(7), 263-268. Available at: https://uzjournals.edu.uz/namdu/vol2/iss7/47.
Kakhkhorov, S. K., & Rasulova, Z. D. (2020). Methodology of improving the professional activity of the future teacher of technology on the basis of modern educational technologies. Universal J. of Educational Research, 8(12), 7006-7014. https://doi.org/10.13189/ujer.2020.081268.
Konopko, E., Pankratova, O., Nersesyan, E., & Abdullaev, J. (2019, May). Training of teachers for professional activity in the digital environment of the educational space. In Proceedings of SLET-2019-International Scientific Conference Innovative Approaches to the Application of Digital Technologies in Education and Research, Stavropol-Dombay, Russia (pp. 205-212).
Kovalenko, O. V., Yepyk, L. I., Yeromenko, A. Y., Kashynska, O. Y., & Bezruchenkov, Y. V. (2021). Training of the future tourist guides for intercultural communicative interaction within professional activity. Linguistics and Culture Review, 5(S4), 729-746. https://doi.org/10.21744/lingcure.v5nS4.1712
Lesia, S., Yulia, V., Kateryna, M., Lyudmyla, R., Yakimets, S., & Maksym, K. (2021, September). Use of Modern Educational Technologies in the Electrical Engineers and Electromechanics Preparation by a Blended Learning System. In 2021 IEEE International Conference on Modern Electrical and Energy Systems (MEES) (pp. 1-5). IEEE. https://doi.org/10.1109/MEES52427.2021.9598702.
Masalimova, A. R., Levina, E. Y., Platonova, R. I., Yakubenko, K. Y., Mamitova, N. V., Arzumanova, L. L., ... & Marchuk, N. N. (2017). Cognitive simulation as integrated innovative technology in teaching of social and humanitarian disciplines. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 13(8), 4915-4928. https://doi.org/10.12973/eurasia.2017.00973a.
Miloradova, N. G., & Ishkov, A. D. (2019). Training of the highly qualified personnel in the postgraduate study in Russia and Tajikistan: results of the sociological poll. Abstracting/Indexing, 336.
Povzun, V. (2019). The role of the modern educational technologies in the development of system thinking of university students. Contemporary Higher Education: Innovative Aspects/Sovremennaia Vysshaia Shkola: Innovatsionny Aspect, 11(4), 45-51. https://doi.org/10.7442/2071-9620-2019-11-4-45-51.
Shatunova, O., Anisimova, T., Sabirova, F., & Kalimullina, O. (2019). Steam as an innovative educational technology. Journal of Social Studies Education Research, 10(2), 131-144. https://www.learntechlib.org/p/216582/.
SUKHODIMTSEVA, A. P., SERGEEVA, M. G., DONSKAYA, M. V., KUPRIYANOVA, M. E., & TOMASHEVICH, S. B. (2018). Metadisciplinarity in education: Solving actual problems. Revista ESPACIOS, 39(02). https://www.revistaespacios.com/a18v39n02/18390227.html.
Vaganova, O. I. (2019a). Organization of practical classes in a higher educational institution using modern educational technologies. Amazonia Investiga, 8(23), 81-86. Retrieved from https://www.amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/850.
Vaganova, O. I. (2019b). Formation of competence in the possession of modern educational technologies at a university. Amazonia Investiga, 8(23), 87-95. Retrieved from https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/851.
Vlasova, E. Z., Avksentieva, E. Y., Goncharova, S. V., & Aksyutin, P. A. (2019). Artificial intelligence-The space for the new possibilities to train teachers. Espacios, 40(9), 17.
Yekimov, S., Getmanets, G., Miroshnik, L., Sosnina, T., Havrylenko, A., Vasylieva, N., ... & Bondarenko, Z. (2020, November). Some problems of humanitarian training of future specialists in pedagogical specialties using interactive technologies. In Journal of Physics: Conference Series (Vol. 1691, No. 1, p. 012221). IOP Publishing. https://doi.org/10.1088/1742-6596/1691/1/012221.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.