Potencial educativo e científico: desafios humanitários do século XX
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16950Palavras-chave:
Axiologia da ciência, Interdisciplinaridade, Metodologia da educação, O discurso das humanidades e da ciência, Perspectivas educativas-científicasResumo
O artigo reflete os principais problemas do discurso humano-científico característico do ambiente educativo moderno. As realidades socioculturais ditam novas regras e condições para o desenvolvimento de todas as esferas da actividade social. A esfera educacional e científica não é excepção, em regra, que é bastante vulnerável a vários tipos de transformações. A globalização do progresso civilizacional actual como uma constante estratégica e de curto prazo, mas com um impacto significativo nos valores da sociedade associados à pandemia COVID-19 - teve um impacto directo nos processos de educação e ciência. Actualmente, as questões da transformação de certas atitudes que permitirão não perder o potencial educativo-científico, mas continuar o seu desenvolvimento já nas novas condições, são actualizadas. Entre as mudanças fundamentais na esfera humanitária da modernidade notamos: dinamismo crescente do processo educativo e da investigação científica (o pensamento linear demonstra incapacidade de responder rapidamente às mudanças), actualização do discurso interdisciplinar (os desafios que a sociedade enfrenta são complexos na sua essência e para os resolver. baseados na integração do conhecimento científico), influência da informatização da educação e da ciência nos padrões humanitários e morais destes ramos (aplicação das novas tecnologias da informação e da informática. O objectivo do artigo é desenvolver um sistema claro de contextos metodologicamente axiológicos no discurso humanitário-científico moderno. A metodologia científica geral foi utilizada para a realização das tarefas definidas. Através do método de análise, os principais critérios para as atitudes propostas foram alcançados. Os métodos filosófico-científicos de sinergia e dialéctica permitem avaliar os resultados e os aspectos problemáticos da implementação de orientações de valor para o discurso humanitário da actualidade. Os elementos práticos dos resultados obtidos do artigo podem ser utilizados como recomendações metodológicas para os currículos de trabalho em todos os níveis educativos e componentes de valor da investigação científica. Consequentemente, dinamismo, interdisciplinaridade, integração, informatização e humanização são as atitudes que contribuem para o funcionamento de um sistema eficaz de educação e ciência, tanto na dimensão global-civilização como na dimensão nacional-identidade.
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