Educação empreendedora em uma instituição de educação superior brasileira: caminhos para o seu desenvolvimento

Autores

  • Giovana Fernanda Justino Bruschi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Adriana Justin Cerveira Kampff Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Alam de Oliveira Casartelli Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17180

Palavras-chave:

Educação Empreendedora;, Educação Superior;, Empreendedorismo;, Inovação

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujo objetivo é caracterizar a Educação Empreendedora (EE), além de identificar elementos relacionados presentes no planejamento e nas ações da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). São citados autores como Dolabela (2003, 2004), Guerra e Grazzotin (2010), Lopes (2010), entre outros. Dolabela (2008) um dos expoentes nessa temática afirma que o sonho é o combustível que irá impulsionar as habilidades, as capacidades, as competências e os conhecimentos necessários para que o indivíduo possa transformá-lo em realidade. O processo de construção do sujeito empreendedor, a partir dos seus sonhos, deve ser acompanhado e estimulado pelos docentes, com metodologias adequadas. A pesquisa documental na PUCRS permitiu identificar eixos do planejamento estratégico relacionados à formação integral dos estudantes, bem como à inovação e ao empreendedorismo, presentes nos documentos do Planejamento Estratégico (PE) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A EE está transversalizada em diversas ações, que interligam as Escolas, o Parque Tecnológico e o IDEAR – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação. O IDEAR, especificamente, fomenta e sensibiliza alunos, professores e a comunidade para o empreendedorismo e a atitude empreendedora como fatores de transformação social. Os resultados evidenciaram a disseminação dessa cultura, já que os caminhos traçados contabilizaram, em 2020, 4216 participantes envolvidos em atividades no IDEAR. Essas ações oportunizam aos participantes colocar suas ideias em prática e retratam que a Instituições de Ensino Superior (IES) está focada no desenvolvimento de cidadãos propositivos e com competências transversais, capazes de transformar ideias em projetos reais.

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

Bruschi, G. F. J., Kampff, A. . J. C., & Casartelli, A. de O. (2023). Educação empreendedora em uma instituição de educação superior brasileira: caminhos para o seu desenvolvimento. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e17180. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17180