Recursos tecnológicos na educação bilíngue de estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17234Palavras-chave:
Aprendizagem, Inclusão, Jogos didáticos, SurdosResumo
As tecnologias digitais apresentam muitas possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem de estudantes surdos e ouvintes. Exemplo disso, são os jogos didáticos tecnológicos, que podem contribuir para a aprendizagem e a inclusão digital e social. Utilizar estratégias que promovam a inclusão de estudantes surdos é atualmente, uma necessidade latente. Desse modo, este trabalho tem como objeto de estudo o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no processo de aquisição da Língua Portuguesa, em uma proposta bilíngue com a Língua de Sinais. Este estudo objetiva analisar a contribuição de jogos didáticos tecnológicos no processo de aquisição de Língua Portuguesa, por estudantes do ensino médio, em um contexto de sala de aula composta por surdos e ouvintes, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. É uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de cunho qualitativo, que investiga também, a representatividade da cultura surda nos jogos didáticos utilizados, além da contribuição dos recursos tecnológicos em contextos educacionais que não dispõem de acesso à internet. Para atingir os objetivos, além de referências bibliográficas foi feita observação das aulas com o uso dos jogos e aplicação de questionário semiaberto para análises. Os resultados demonstram que os jogos digitais promovem engajamento e motivação para a aprendizagem, além de que a ludicidade proporciona a criação de um ambiente mais empático e inclusivo.
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