A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)

Autores

  • Gilvando Inácio de Oliveira Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Funchal, Portugal.
  • José Paulo Gomes Brazão Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Funchal, Portugal. http://orcid.org/0000-0003-3575-4366

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17503

Palavras-chave:

Aprendizagem, Mediação tecnológica, Empoderamento, Práticas pedagógicas, Inovação pedagógica

Resumo

Este artigo pretende relatar as possibilidades de mudança das práticas escolares do Projeto Laboratório dos Novos Tempos – (PLNT), vinculado às ações formativas da ONG - CEAP (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica), sediado em Salvador da Bahia. O Laboratório se dedica à construção de metodologias inovadoras, se apropria de uma prática pedagógica centrada na criatividade, no protagonismo, no autodidatismo, na capacidade de resolução de problemas e na autonomia da aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa. Constatou-se que a ações formativas do projeto quebraram as práticas tradicionais e protagonizaram a realidade sociopolítica dos alunos, conectando todo fazer pedagógico com os acontecimentos globais. A ação pedagógica da aprendizagem com a mediação tecnológica, valorizou o contexto socioeducacional dos alunos e as suas possibilidades de emancipação.

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Biografia do Autor

Gilvando Inácio de Oliveira, Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Funchal, Portugal.

José Paulo Gomes Brazão, Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Funchal, Portugal.

José Paulo Gomes Brazão  é Professor Auxiliar da Universidade da Madeira, na Faculdade de Ciências Sociais. É pós-doutorando em Educação e Diversidade na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Concluíu o doutoramento em Educação - Inovação Pedagógica em 2008, na Universidade da Madeira, e o mestrado em Psicologia Educacional em 2000, no ISPA. É Membro do Centro de Investigação em Educação CIE-UMa. Publica na área da Inovação Pedagógica. Mantém interesse em pesquisas sobre invariantes culturais; Estudos sobre género nos contextos escolares; Estudos etnográficos em educação; Estudos sobre o uso da tecnologia e das ferramentas da Internet em contextos de aprendizagem. Tem orientado dissertações de mestrado e teses de doutoramento e tem participado em júris de mestrado e doutoramento em Inovação Pedagógica. Desenvolve atualmente estudos em Educação e Diversidade, Tecnologias de género e estudos Queer. Foi diretor do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB, entre 2010 e 2018. Iniciou a sua atividade docente em 1985 como professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi professor de Educação Especial entre 1990 e 2000.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3575-4366

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Publicado

2022-05-08

Como Citar

Oliveira, G. I. de, & Brazão, J. P. G. (2022). A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17503. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17503