O ensino remoto e a educação inclusiva: aproximações com o Desenho Universal para Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17508Palavras-chave:
Desenho Universal para Aprendizagem, Educação Especial, Educação Inclusiva, Ensino RemotoResumo
Este artigo resulta da aproximação entre dois estudos na área da educação: uma pesquisa de iniciação científica com fomento da FAPESP e uma pesquisa de mestrado no PPGE/USCS. Ambas pautaram-se no paradigma da inclusão e nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e foram realizadas no contexto do fechamento das escolas, devido à pandemia da COVID-19 entre 2020 e 2021. O objetivo foi promover uma interface entre os princípios do DUA e a abordagem curricular no ensino remoto emergencial. Trata-se de investigações empíricas que combinaram a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento e como instrumento foram realizadas rodas de conversas com professores que atuam no grande ABC Paulista. Dentre os resultados, destaca-se o fato do ensino remoto colocar luzes sobre a grande desigualdade social e educacional no Brasil, evidenciada, por exemplo, pelo desenvolvimento do ensino remoto assíncrono em material impresso, algo contraditório numa sociedade digital. Além dessa necessidade de eliminação das barreiras digitais, no ensino remoto foi preciso alargar o grau de influência do aprendiz no processo de ensino e o DUA deu suporte para professores, uma vez que minimiza a necessidade de adaptação curricular.
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