O ensino remoto e a educação inclusiva: aproximações com o Desenho Universal para Aprendizagem

Autores

  • Elizabete Cristina Costa-Renders Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1219-9382
  • Debora de Lourdes da Silva Sous Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.
  • Ana Carolina Valverde Bresciani Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17508

Palavras-chave:

Desenho Universal para Aprendizagem, Educação Especial, Educação Inclusiva, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo resulta da aproximação entre dois estudos na área da educação: uma pesquisa de iniciação científica com fomento da FAPESP e uma pesquisa de mestrado no PPGE/USCS. Ambas pautaram-se no paradigma da inclusão e nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e foram realizadas no contexto do fechamento das escolas, devido à pandemia da COVID-19 entre 2020 e 2021. O objetivo foi promover uma interface entre os princípios do DUA e a abordagem curricular no ensino remoto emergencial. Trata-se de investigações empíricas que combinaram a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento e como instrumento foram realizadas rodas de conversas com professores que atuam no grande ABC Paulista. Dentre os resultados, destaca-se o fato do ensino remoto colocar luzes sobre a grande desigualdade social e educacional no Brasil, evidenciada, por exemplo, pelo desenvolvimento do ensino remoto assíncrono em material impresso, algo contraditório numa sociedade digital. Além dessa necessidade de eliminação das barreiras digitais, no ensino remoto foi preciso alargar o grau de influência do aprendiz no processo de ensino e o DUA deu suporte para professores, uma vez que minimiza a necessidade de adaptação curricular.

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Biografia do Autor

Elizabete Cristina Costa-Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com tese desenvolvida sobre a educação inclusiva. Trabalha com a formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado profissional em Educação) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social). Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação inclusiva, formação de professores, desenho universal para a aprendizagem, educação especial, Libras, direitos humanos e epistemologias emergentes. 

Debora de Lourdes da Silva Sous, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2022), possui graduação em Letras- Inglês, pelo Centro Universitário Fundação Santo André(2007), e graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). Atualmente é professora de educação básica da Prefeitura Municipal de Santo André. Tem experiência na área de Educação Básica, com ênfase em Educação Especial. É membro do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade Escolar e Inclusão Social). Em suas pesquisas destacam-se temas como: ensino remoto emergencial, relação família e escola, transtorno do espectro autista, desenho universal para aprendizagem e educação inclusiva.

Ana Carolina Valverde Bresciani, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.

Pequisadora do grupo de estudos ACESSI, PPGE/USCS. Licenciada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Costa-Renders, E. C., Sous, D. de L. da S., & Bresciani, A. C. V. (2022). O ensino remoto e a educação inclusiva: aproximações com o Desenho Universal para Aprendizagem. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17508. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17508