O uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem como ferramenta atrativa para o ingresso no curso de medicina do campus de Lagarto

Autores

  • Carleane Soares da Silva Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Elder Silva Correia Faculdade do Nordeste da Bahia, João Sá, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17514

Palavras-chave:

Campus de Lagarto, Ensino-aprendizagem, Medicina, Metodologias ativas

Resumo

Desde 2009, a Universidade Federal de Sergipe, Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, localizado no Município de Lagarto, utiliza as chamadas metodologias ativas nos cursos da área de saúde. Este artigo objetiva interpelar junto a um grupo de alunos iniciantes no curso de medicina (turma 20021.1) o quanto a utilização das metodologias ativas foi decisiva para a escolha do curso e do Campus. Para a produção dos dados, aplicamos entrevista e fizemos uma análise documental, sendo interpretados pela técnica da análise de discurso. Como resultado identificamos nas falas dos participantes que essas metodologias foram decisivas para suas escolhas e que acreditavam que elas irão prepará-los melhor para um novo momento da medicina, destacando assim sua atratividade se passa na crença de que são capazes de promover a formação de um médico “diferenciado”. Por fim, sinalizamos a necessidade de um olhar crítico em relação às metodologias ativas no sentido de que elas podem oportunizar uma participação educativa, paradoxalmente podem atender à lógica neoliberal.

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Biografia do Autor

Carleane Soares da Silva, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe. É Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Integrante do grupo de pesquisa Corpo e Política da UFS. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política e Filosofia da Ciência. Desenvolve estudos voltados para a temática da Educação do Corpo e sua relação com a Técnica/Tecnologia/Política.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9173-0708

Elder Silva Correia, Faculdade do Nordeste da Bahia, João Sá, Bahia, Brasil.

Doutor em Educação Pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade do Nordeste da Bahia - FANEB. Membro do grupo de pesquisa "Corpo e política".

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8403-2226

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Silva, C. S. da, & Correia, E. S. (2022). O uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem como ferramenta atrativa para o ingresso no curso de medicina do campus de Lagarto. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17514. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17514