A metodologia de trabalho de projeto na formação inicial de professores: contributos para o desenvolvimento profissional de professores do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17576Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional, Formação inicial de professores, Metodologia de trabalho de projeto, Prática de ensino supervisionada, Professores iniciantesResumo
Este estudo tem como objetivo compreender como a Metodologia de Trabalho de Projeto, abordada na formação inicial de professores, se reflete nas práticas e no desenvolvimento profissional de professores do ensino básico, já que é um método contrastante com as conceções dos estudantes sobre o ensino e promove o desenvolvimento de competências e conhecimento dos alunos. O estudo utiliza um design de estudo de casos múltiplos, em que os principais métodos de recolha de dados são as entrevistas e a análise documental. Os resultados mostram que as instituições de ensino superior se preocupam com a integração desta metodologia nos cursos, embora a sua abordagem seja insuficiente para que os futuros professores e professores iniciantes a implementem com segurança. Os dados revelam também a necessidade de um maior acompanhamento por parte das instituições durante a fase de indução dos professores, de forma a apoiá-los nos desafios desta fase, incentivando a utilização de metodologias de ensino ativas e contribuindo para uma fase inicial do seu desenvolvimento profissional.
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