A metodologia de trabalho de projeto na formação inicial de professores: contributos para o desenvolvimento profissional de professores do ensino básico

Autores

  • Tiago Tempera Institute of Education, University of Lisbon, Lisbon, Portugal.
  • Luís Tinoca Institute of Education, University of Lisbon, Lisbon, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17576

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Formação inicial de professores, Metodologia de trabalho de projeto, Prática de ensino supervisionada, Professores iniciantes

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como a Metodologia de Trabalho de Projeto, abordada na formação inicial de professores, se reflete nas práticas e no desenvolvimento profissional de professores do ensino básico, já que é um método contrastante com as conceções dos estudantes sobre o ensino e promove o desenvolvimento de competências e conhecimento dos alunos. O estudo utiliza um design de estudo de casos múltiplos, em que os principais métodos de recolha de dados são as entrevistas e a análise documental. Os resultados mostram que as instituições de ensino superior se preocupam com a integração desta metodologia nos cursos, embora a sua abordagem seja insuficiente para que os futuros professores e professores iniciantes a implementem com segurança. Os dados revelam também a necessidade de um maior acompanhamento por parte das instituições durante a fase de indução dos professores, de forma a apoiá-los nos desafios desta fase, incentivando a utilização de metodologias de ensino ativas e contribuindo para uma fase inicial do seu desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Tiago Tempera, Institute of Education, University of Lisbon, Lisbon, Portugal.

Luís Tinoca, Institute of Education, University of Lisbon, Lisbon, Portugal.

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Publicado

2022-06-18

Como Citar

Tempera, T., & Tinoca, L. (2022). A metodologia de trabalho de projeto na formação inicial de professores: contributos para o desenvolvimento profissional de professores do ensino básico. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17576. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17576