O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica

Autores

  • Hellen Jaqueline Marques Federal University of Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, Brazil.
  • Regina Baruki-Fonseca Federal University of Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17924

Palavras-chave:

Finalidades da Educação, Processo de Ensino-Aprendizagem, Ensino de Línguas, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as contribuições do ensino da língua inglesa para a formação humana omnilateral, sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. O estudo inclui debates sobre as concepções pedagógicas presentes nas políticas educacionais e uma proposta de ensino para turmas de segundo ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A pedagogia das competências está fortemente inserida na educação escolar e, com base nos conceitos de empregabilidade e laborabilidade, reforça metas de produtividade e qualificação. O ensino de língua inglesa, a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica, tem o potencial de contribuir para uma formação que supere as perspectivas hegemônicas, possibilitando a apropriação de conhecimentos ricos e mais significativos na busca da emancipação humana.

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Biografia do Autor

Hellen Jaqueline Marques, Federal University of Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, Brazil.

Regina Baruki-Fonseca, Federal University of Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, Brazil.

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Marques, H. J., & Baruki-Fonseca, R. (2022). O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17924. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17924