Relato de experiência: Transições durante o Surto de Covid-19 e o Fechamento das Escolas Infantis

Autores

  • Francisco José Rengifo-Herrera Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Gabriela Sousa de Melo Mietto Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Ana Carolina Corrêa Alencar Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101

Palavras-chave:

Covid-19, Educação infantil, Desenvolvimento da primeira infância

Resumo

O surto de Covid-19 forçou governos de todo o mundo a fechar as escolas. No Brasil, essa circunstância durou quase dois anos devido à gestão errada por parte do governo, marcada por atrasos e falta de políticas públicas. O contexto do surto trouxe desafios para crianças e famílias. Este artigo caracteriza e analisa um questionário para avaliar a percepção de quinze famílias que responderam sobre temas como cuidado, socialização/aprendizagem, alimentação e desenvolvimento da autonomia das crianças de um centro de educação infantil. Os resultados mostram que as famílias enfrentaram dificuldades no convívio e no brincar. As práticas de alimentação e o uso de objetos-utensílios durante as refeições e cuidados apresentaram melhores indicadores. As dificuldades de autonomia, aprendizagem e ansiedade aumentaram. Como conclusão, o impacto das mudanças da pandemia deve ser avaliado, revelando ações que a escola deve realizar no futuro, especialmente nos processos de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.

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Biografia do Autor

Gabriela Sousa de Melo Mietto, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Psicóloga, graduado pela UNESP, Doutora em Processos de Desenvolvimento e Saúde pela Universidade de Brasília, professor da Universidade de Brasília. Vice coordenadora do Grupo de pesquisa Infantia.

Ana Carolina Corrêa Alencar, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Nutricionista, graduado pelo CEUB-Brasília, Mestra em Educação pela Universidade de Brasília, pesquisadora vinculada ao grupo INFANTIA.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Rengifo-Herrera, F. J., Mietto, G. S. de M., & Alencar, A. C. C. (2022). Relato de experiência: Transições durante o Surto de Covid-19 e o Fechamento das Escolas Infantis. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e18101. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101