Mapeamento sistemático de pesquisas realizadas em programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros da área de Ensino de Ciências e Matemática que tratam de relações entre pensamento computacional e ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18287Palavras-chave:
Educação. Mapeamento Sistemático. Matemática. Pensamento Computacional.Resumo
A proposta deste artigo é apresentar um panorama das dissertações e teses, realizadas em programas de mestrados e doutorados (acadêmicos e profissionais), cuja área básica é Ensino de Ciências e Matemática, que versam sobre o pensamento computacional e o ensino de matemática. Esta pesquisa foi elaborada por meio de um mapeamento sistemático e se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. O cenário da pesquisa foi constituído por teses e dissertações disponíveis nos sites dos programas produzidas entre os anos de 2015 e 2021. Ao total, foram encontradas 4515 dissertações e 1120 teses nos sites dos programas selecionados. A busca que aconteceu em janeiro de 2022 e após a adoção de critérios de inclusão e exclusão, resultou em 24 pesquisas para as análises. Foram analisadas as instituições dos programas, abordagens metodológicas, ano de produção e os sujeitos envolvidos nas pesquisas. Além disso, o portfólio bibliográfico discute os trabalhos que tratam sobre a formação do professor. Os resultados apontam para uma carência da pesquisa na área do pensamento computacional e o ensino de matemática. A discussão a respeito de ensinar habilidades computacionais na educação básica brasileira ainda é um assunto pouco debatido nas produções acadêmicas. Além da apresentação do mapeamento sistemático acerca do tema, este artigo também se propõe a apresentar a metodologia e os processos seguidos em um mapeamento sistemático.
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