Mapeamento sistemático de pesquisas realizadas em programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros da área de Ensino de Ciências e Matemática que tratam de relações entre pensamento computacional e ensino de matemática

Autores

  • Carolina Soares Bueno Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Luciane Mulazani dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18287

Palavras-chave:

Educação. Mapeamento Sistemático. Matemática. Pensamento Computacional.

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar um panorama das dissertações e teses, realizadas em programas de mestrados e doutorados (acadêmicos e profissionais), cuja área básica é Ensino de Ciências e Matemática, que versam sobre o pensamento computacional e o ensino de matemática. Esta pesquisa foi elaborada por meio de um mapeamento sistemático e se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. O cenário da pesquisa foi constituído por teses e dissertações disponíveis nos sites dos programas produzidas entre os anos de 2015 e 2021. Ao total, foram encontradas 4515 dissertações e 1120 teses nos sites dos programas selecionados. A busca que aconteceu em janeiro de 2022 e após a adoção de critérios de inclusão e exclusão, resultou em 24 pesquisas para as análises. Foram analisadas as instituições dos programas, abordagens metodológicas, ano de produção e os sujeitos envolvidos nas pesquisas. Além disso, o portfólio bibliográfico discute os trabalhos que tratam sobre a formação do professor. Os resultados apontam para uma carência da pesquisa na área do pensamento computacional e o ensino de matemática. A discussão a respeito de ensinar habilidades computacionais na educação básica brasileira ainda é um assunto pouco debatido nas produções acadêmicas. Além da apresentação do mapeamento sistemático acerca do tema, este artigo também se propõe a apresentar a metodologia e os processos seguidos em um mapeamento sistemático.

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Biografia do Autor

Luciane Mulazani dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) - Departamento de Pedagogia. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Matemática. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UDESC, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC na área de concentração Ensino de Matemática. Professora do curso de Pedagogia. Licenciada em Matemática pela UFPR, mestra e doutora em Educação - linha de Educação Matemática - pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Áreas de trabalho e interesse em Educação Matemática: Formação de Professores que ensinam matemática, Tecnologia, Filosofia, História e Cultura. Líder do Grupo de Pesquisa NEPESTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática. Editora-chefe do periódico BOEM (Boletim online de Educação Matemática) e Editora Associada da Revista Linhas. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia e do Colegiado do PPGE.

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Publicado

2023-03-10

Como Citar

Bueno, C. S., & Santos, L. M. dos. (2023). Mapeamento sistemático de pesquisas realizadas em programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros da área de Ensino de Ciências e Matemática que tratam de relações entre pensamento computacional e ensino de matemática. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18287. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18287