A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior

Autores

  • Charlene Carneiro Quinto dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.
  • Marinalva Lopes Ribeiro Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18401

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Superior, Motivação, Relação professor e estudante, Revisão de literatura

Resumo

Este artigo discute a importância da relação professor e estudante na motivação para a aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de delineamento qualitativo do tipo revisão de literatura, realizada nas bases de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior, Google Scholar e da Scientific Eletronic Library Online, no período de junho de 2012 a junho de 2022, utilizando os termos de busca: “motivação, aprendizagem, educação superior”; “motivação, aprendizagem, universidade”; “motivação, aprendizagem, relação professor e estudante”, empregando o indicador booleano “AND”. Foram selecionados sete estudos que mais se aproximaram do nosso objeto de estudo, a saber, a importância da relação professor e estudante no ensino superior para a motivação da aprendizagem. Os resultados encontrados nos estudos apontaram que a relação professor e estudante amigável, construída com base no diálogo, na democracia e na afetividade constitui um dos fatores contribuintes para a motivação da aprendizagem no ensino superior. Também foi possível identificar a insuficiência de estudos que investigam a relação professor e estudante e a motivação da aprendizagem no contexto universitário levando em consideração a importância do tema para o ensino superior. Em vista disso, salientamos a necessidade da produção de mais estudos que contemplem esta temática.

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

Santos, C. C. Q. dos, & Ribeiro, M. L. (2023). A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18401. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18401