Aprendizagem e política educativa na educação virtual nas escolas públicas peruanas durante a pandemia da COVID19
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18663Palavras-chave:
Educación a distancia., Educación virtual., Educación remota., Lecciones de trabajo.Resumo
O objectivo do presente estudo é descrever a contradição inescapável que existe entre a política educacional oficial do Estado peruano e a prática pedagógica dos professores nas suas aulas, assumida e desenvolvida nas escolas públicas durante a pandemia da COVID19 , entre 2020 e 2021; uma vez que, por um lado, as normas educacionais falsificaram completamente a modalidade de educação virtual, à distância ou à distância, ao contrário da concepção pedagógica do profissional docente preocupado com a aprendizagem. Por um lado, a Metodologia descreve a experiência pedagógica, como "deve ser" a prática pedagógica numa verdadeira educação à distância, virtual ou remota, face ao conjunto de deficiências geradas pelas normas educativas do Estado, tais como o fracasso do programa chamado "Eu aprendo em casa". Apresenta os resultados negativos do lado do sistema oficial, expressos na deterioração da aprendizagem dos alunos, e, por outro lado, descreve a estratégia didáctica do professor abstraindo da política educacional oficial, baseada num sistema de trabalhos de casa como parte das lições com o grupo de alunos a seu cargo. Em conclusão, a nossa experiência demonstra a contradição insuperável entre a política educacional oficial e a metodologia do professor nas suas aulas, que são apropriadas e relevantes para uma verdadeira educação virtual, remota ou à distância, destinada a melhorar a aprendizagem e/ou desenvolver as competências do aprendente.
Downloads
Referências
Ardila, R; (2001) Psicología del aprendizaje. Siglo XXI editores, México.
Comenio, J; (1988) Didáctica Magna. Editorial Porrúa. México.
Delors, J; (1996) La educación encierra un tesoro. Santillana Ediciones UNESCO. Madrid.
Fung, T; (1999) La habilidad deportiva: su desarrollo. Editorial Pueblo y Educación. La Habana.
Giraldo, J; (1982) El niño colombiano frente a la crisis educativa. Ediciones Tercer Mundo. Bogotá.
Hillebrand, M.J. (1970) Psicología del aprendizaje y de la enseñanza. Aguilar Ediciones. Madrid.
Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación UNESCO (2020) Sistematización de respuestas de los sistemas educativos de América Latina a la crisis del COVID19. Actualizada a 5 de octubre de 2020 Recuperado: https://www.siteal.iiep.unesco.org/respuestas_educativas_covid_19
Leyton, M; (1969) Planeamiento educacional, un modelo pedagógico. Editorial Universitaria. Santiago de Chile.
Merani, A; (1975) De la praxis a la razón. Ediciones Grijalbo. Barcelona.
Palacios, L; (2018) Desarrollo de las competencias por el sistema de tareas. Fondo Editorial de la Universidad Ciencias y Humanidades (UCH) Lima.
Vigotsky, L; (s/f) Pensamiento y lenguaje. Editorial Pueblo y Educación. La Habana. Butler, J. (2003). Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.