Integrando realidade aumentada e aprendizagem baseada em problemas no ensino de língua inglesa por meio do design instrucional

Autores

  • Paulo Boa Sorte Universidade Federal de Sergipe
  • Nam Ju Kim University of Miami, Coral Gables, Florida, United States of America.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19073

Palavras-chave:

Abordagem ADDIE; realidade aumentada; Aprendizagem baseada em problemas; Ensino de inglês.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como ADDIE, uma abordagem sistemática de design instrucional, pode ser usada para integrar a tecnologia de realidade aumentada e a pedagogia da aprendizagem baseada em problemas em salas de aula de língua inglesa. Apresentamos uma breve retrospectiva dos cenários de ensino da Língua Inglesa no Brasil aos quais se dirige nossa proposta. Posteriormente, fornecemos definições para a abordagem ADDIE, Aprendizagem Baseada em Problemas e realidade aumentada no contexto do ensino de inglês com tecnologias. Também propomos a integração das referidas abordagens por meio de exemplos práticos. Nossa discussão vislumbra os possíveis impactos da apropriação da realidade aumentada nas salas de aula do ensino de línguas, especialmente considerando as particularidades de um país de escala continental, como o Brasil, nos tempos paradoxais em que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe

Ph.D. in Applied Linguistics from the Pontifical Catholic University of São Paulo, Brazil. Professor at the Undergraduate Program of Foreign Languages and Graduate Program of Education at the Federal University of Sergipe, Brazil. Fulbright Visiting Scholar at the University of Michigan/ School of Education, USA (January through May, 2017)

Referências

Alodwan, T., & Almosa, M. (2018). The effect of a computer program based on analysis, design, development, implementation and evaluation (ADDIE) in improving ninth Graders' listening and Reading comprehension skills in English in Jordan. English Language Teaching, 11(4), 43–51. http://doi.org/10.5539/elt.v11n4p43

Alves, L. E. O., & Souza, P. M. (2017). Memoryufv: Um jogo digital como objeto de ensino aprendizagem do inglês. In: XVI SBGames. Curitiba: Proceeding of SBGames, p. 983-986.

Azuma, R., Baillot, Y., Behringer, R., Feiner, S., Simon, J., & MacIntyre, B. (2001). Recent advances in augmented reality. IEEE Computer Graphics and Applications, 21 (6), 34-47. http://doi.org/10.1109/38.963459

Barcelos, A.M.F. (1995). A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos formados de Letras. (Dissertação de Mestrado). Unicamp.

Bernardo, A. C. (2019). O inglês e seu ensino na escola pública: os sentidos atribuídos pelos professores (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Sergipe.

Bimber, O., Encarnação, M., & Schmalstieg, D. (2003). The virtual showcase as a new platform for augmented reality digital storytelling. In M. Göbel., C. M. Rhyner., & R. A. Earnshaw (Eds.), Virtual environments 2003: Proceedings of the Eurographics Workshop in Granada, Spain, May 21–23, 2003 (pp. 87-95). New York, NY: Association for Computing Machinery.

Bonner, E., & Reinders, H. (2018). Augmented and Virtual Reality in the Language Classroom: Practical Ideas. Teaching English with Technology, 18(3), 33-53.

Bottos, J. (2008). O professor da escola pública sob o estigma da incompetência. (Dissertação de Mestrado) Universidade Estadual de Maringá.

Braga, D. B. (2013). Ambientes Digitais: reflexões teóricas e práticas. São Paulo, SP: Cortez.

Branch, R. B. (2009). Instructional Design: The ADDIE approach. New York, NY: Springer.

Branch, R. B. (2018). Characteristics of foundational instructional design models. In J. M. Spector, B. B. Lockee, & M. D. Childress (Eds.), Learning, design, and technology: An international compendium of theory, research, practice, and policy (pp. 1-15). Springer

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

Brasil. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, DF: MEC/SEF.

Brasil. (2006). Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagem, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC.

Brasil. (2017). Lei nº 13.415, de 16 de dezembro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Retrieved from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm.

Campos, D. M. (2017). Problem-Based Learning: An Experiential Strategy for English Language Teacher Education in Chile. PROFILE Issues in Teachers’ Professional Development, 19(1), 29-40. http://doi.org/10.15446/profile.v19n1.56285

Caswell, C. A. (2019). Recursive Reflective Reports: Embedded Assessment in PBL Courses for Second Language Teacher Education. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 13(2). https://doi.org/10.7771/1541-5015.1843

Celani, M.A.A. (1988). A educação continuada do professor. In: Ciência e Cultura. São Paulo: SBPC.

Celani, M.A.A. (1984). Considerações acerca da disciplina “Prática de Ensino de Inglês” nos Cursos de Licenciatura. In: CELANI, M.A.A. Ensino de Línguas. São Paulo: EDUC.

Celani, M. A. A. (2003). Professores e Formadores em Mudança: relato de um Processo de Reflexão e Transformação da Prática Docente. Campinas: Mercado de Letras.

Celani, M. A. A., & Collins, H. (2003). Formação Contínua de Professores em Contexto Presencial e a Distância: Respondendo aos Desafios. In: BARBARA, L.; RAMOS, R. C. G. (orgs.). Reflexão e Ações no Ensino-Aprendizagem de Línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 69-105.

Cetic.BR. (2020). TIC EDUCAÇÃO 2020. Relatório. Retrieved from https://cetic.br/publicacao/tic-educacao-2020/

Ching, G. S. & Roberts, A. (2020). Evaluating the pedagogy of technology integrated teaching and learning: An overview. International Journal of Research, 9(6), 37-50. https://doi.org/10.5281/zenodo.3909158

Cook, V. (2011). Second Language Learning and Language Teaching. 4th ed. London: Hodder Education.

Cox, M.I.P., & Assis-Peterson, A.A. (2008). O drama do ensino de inglês na escola pública brasileira. In: Assis-Peterson, A.A. (Org.). Línguas estrangeiras: para além do método. Cuiabá: Editora UFMT.

Coelho, H. S. H. (2005). “É possível aprender inglês na escola?” crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.

Cunningham, D., & Duffy, T. (1996). Constructivism: Implications for the design and delivery of instruction. In: Handbook of research for educational communications and technology, 6, 170-198. https://doi.org/10.1007/978-1-4613-0485-5_6

Damala, A. et al. (2008). Bridging the gap between the digital and the physical: Design and evaluation of a mobile augmented reality guide for the museum visit. In: 3rd ACM International Conference on Digital and Interactive Media in Entertainment and Arts, p. 120–128, New York: ACM Press.

Dunleavy, M. (2014). Affordances and limitations of immersive participatory augmented reality simulations for teaching and learning. Journal of Science Education and Technology, 18, 7-22. https://doi.org/10.1007/s10956-008-9119-1

Evans, C. (2008). The effectiveness of m-learning in the form of podcast revision lectures in higher education. Computers & Education, 50(1), 491-498. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2007.09.016

Freeman, D. (2016). Educating Second Language Teachers. Oxford: Oxford University Press.

Freeman, D., Freeman, Y. S., & Richards, J. C. (2015). English-for-Teaching: Rethinking teacher proficiency in the classroom. ELT Journal Advanced, 13, 1-13. https://doi.org/10.1093/elt/ccv013

Freire, P. (1968). Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra.

Fuza, A. F. F., & Miranda, F. D. S. S. (2020). Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, 25, e250009. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250009.

Gee, J.P. (2004). Situated Language and Learning: a critique of traditional schooling. NY: Routledge.

Gee, J. P. (2013). The anti-education era: creating smarter students through digital learning. Palgrave: MacMillan.

Gustafson, K., & Branch, R. B. (2007). Instructional Design Models. ERIC Clearinghouse on Information and Technology. (ED495191). Recuperado de https://eric.ed.gov/?id=ED495191

Hidayanto, D. R., Handayani, L., & Priambodo, T. S. (2017). The application of ADDIE model in developing adventure game-based multimedia learning to improve students' understanding of basic programming. In: 2017 3rd International conference on science in information technology IEEE, pp. 307-312. https://doi.org/10.1109/ICSITech.2017.8257743

Hmelo-Silver, C. E. (2004). Problem-based learning: What and how do students learn? Educational Psychology Review, 16(3), 235-266. https://doi.org/10.1023/B:EDPR.0000034022.16470.f3

Iswati, L. (2019). Developing ADDIE model-based ESP coursebook. Indonesian EFL Journal, 5(2), 103-112. https://doi.org/10.25134/ieflj.v5i2.1869

Kalantzis, M., & Cope, B. (2012). Literacies. Cambirdge: Cambridge University Press.

Kalantzis, M.; Cope, B. & Pinheiro, P. (2020). Letramentos. Campinas: Unicamp.

Kavlu, A. (2017). Implementation of Project Based Learning (PBL) in EFL (English as a Foreign Language) Classrooms in Fezalar Educational Institutions (Iraq). International Journal of Social Sciences and Educational Studies, 4(1), 67-79. doi: 10.23918/ijsses.v4i1sip67

Kirner, C., & Kirner, T. G. (2011). Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada. In M. W. S. Ribeiro & E. R. Zorzal (Eds.), XIII Symposium on Virtual and Augmented Reality (pp. 8-25). Uberlândia.

Lin, H. S. (2015). Promoting and scaffolding argumentation through reflective asynchronous discussions. Computers & Education, 59(2), 378-384. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.12.015

Liu, P. E., & Tsai, M. K. (2013). Using augmented-reality-based mobile learning material in EFL English. British Journal of Educational Technology, 44(1), E1-E4. https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2012.01306.x

Lopes, P. C., Moura, H. M. S., Costa, R. M. F., & Ferreira, A. C. A. (2019). Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista, 35, e197403. https://doi.org/10.1590/0102-4698197403

Macklin, A. (2001). Integrating information literacy using problem-based learning. Reference Services Review, 29(4), 306-314. https://doi.org/10.1108/00907320110410415

Menezes De Souza, L. M. T., & Monte Mor, W. (2019). Still critique? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 18(2), 445-450. https://doi.org/10.1590/1984-6398201910895

Mohdali, S., Mustaffa, R., Zainal, A. B., & Arshad, M. Y. (2018). Problem-Based Learning (PBL) Language Case-Crafting Model (PBL-LCCRAFT): language-in-use and the 3r. Ijasos- International E-journal of Advances in Social Sciences, 4(11), 459-466. https://doi.org/10.18769/ijasos.427223

Paiva, V. L. M. O. (2019). Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da ABRALIN, 18(1), 37-56. https://doi.org/10.25189/rabralin.v18i1.1143

Peddie, J. (2017). Augmented reality: where we will all live. Tiburon, USA: Springer.

Pennycook, A. (2020). Critical and posthumanist applied linguistics. In V. J. Zacchi & C. H. Rocha (Eds.), Diversidade e tecnologias no ensino de línguas (pp. 179-198). São Paulo: Blucher Open Access.

Pessoa, R. R., & Pinto, J. P. (2013). De resistências à aprendizagem da língua inglesa. Trabalhos de Linguística Aplicada, 52(1), 31-51. https://doi.org/10.1590/S0103-18132013000100002

Redondo, B. et al. (2020). Integration of Augmented Reality in the Teaching of English as a Foreign Language in Early Childhood Education. Early Childhood Education Journal, 48(2), 147-155. https://doi.org/10.1007/s10643-019-00976-4

Rillero, P. & Camposeco, L. (2018). The Iterative Development and Use of an Online Problem-Based Learning Module for Preservice and Inservice Teachers. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 12(1). https://doi.org/10.7771/1541-5015.1665

Rocha, C. H. & Braga, D. B. (2020). Pluralidades em português brasileiro: uma proposta de aprendizagem virtual de línguas atrelada à reflexão crítica sobre diversidade cultural. In V. J. Zacchi & C. H. Rocha (Eds.), Diversidade e tecnologias no ensino de línguas (pp. 31-58). São Paulo: Blucher Open Access.

Sage, S.; Torp, L. (2002). Problem as possibilities: Problem-based learning for K-16 education. Alexandria, VA, USA: Association for Supervision and Curriculum Development.

Savery, J. & Duffy, T. (1995). Problem Based Learning: An instructional model and its constructivist framework. Educational Technology archive, 35(1), 31-38.

Shelton, K.; Saltsman, G. (2011). Applying the ADDIE model to online instruction. In J. M. Spector, M. D. Merrill, J. Elen, & M. J. Bishop (Eds.), Instructional design: Concepts, methodologies, tools and applications (pp. 566-582). IGI Global.

Sorte, P. B. (2021). Situando a realidade aumentada no Manifesto de 1996. Revista Linguagem em Foco, 13(2), 93-101. https://doi.org/10.19181/lf.v13i2.5599

Sultana, M. & Zaki, S. (2015). Proposing Project Based Learning as an alternative to traditional ELT pedagogy at public colleges in Pakistan. International Journal for Lesson and Learning Studies, 4(2), 155-173. https://doi.org/10.1108/ijlls-07-2014-0020

Surgawi, T.; Joebagio, H. & Djono. (2019). Development of Module on Communicative Translation Material in Translation Subject. International Journal of Educational Research Review, 4(1), 373-378. https://doi.org/10.24331/ijere.573875

Sylaiou, S. et al. (2010). Exploring the relationship between presence and enjoyment in a virtual museum. International Journal of Human Computer Studies, 68, 243-253. https://doi.org/10.1016/j.ijhcs.2009.11.002

Tempera, T., & Tinoca, L. (2022). Professional development of elementary school teachers at the beginning of their careers: the role of project-based learning. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e16945. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16945

Thienthong, A. & Suppasetseree, S. (2016). WordPress-based Instructional Model for Developing Semantically-driven Academic Writing Lessons for Thai EFL University Students. Language Education and Acquisition Research Network (LEARN) Journal, 9(2).

Vetoshkin, A. A., Piskunova, S. I., Boyarkina, L. M., Nikishina, O. A., & Davydova, E. A. (2022). Discussion as a modern educational technology in teaching English. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17324. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17324

Wedell, M. (2011). More than just technology: English language teaching initiatives as complex educational changes. In H. Coleman (Ed.), Dreams and realities: developing countries and the English language (pp. 269-290). London: British Council.

Wolff, A. (2007). Problem-based learning. The role of the tutor: A resource guide for faculty. Vancouver, Canada: Wolff Consulting Ltd.

Wu, H. K., Lee, S. W. Y., Chang, H. Y., & Liang, J. C. (2013). Current status, opportunities and challenges of augmented reality in education. Computers & Education, 62, 41-49. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.10.024

Yoon, S. A., Anderson, E., Koehler-Yom, J., Klopfer, E., Sheldon, J., & Wendel, D. (2012). Using augmented reality and knowledge-building scaffolds to improve learning in a science museum. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, 7(4), 519–541. http://doi.org/10.1007/s11412-012-9155-2.

Yoon, S. A., & Wang, J. (2014). Making the invisible visible in science museums through augmented reality devices. TechTrends, 58(1), 49-55. http://doi.org/10.1007/s11528-013-0737-x.

Yüzen, A., & Karamete, A. (2016). Computer-assisted educational material preparation for fourth-grade primary school students' English language class in teaching numbers. European Journal of Contemporary Education, 15(1), 94–104. http://doi.org/10.13187/ejced.2016.15.94

Publicado

2023-05-08

Como Citar

Boa Sorte, P., & Kim, N. J. (2023). Integrando realidade aumentada e aprendizagem baseada em problemas no ensino de língua inglesa por meio do design instrucional. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e19073. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19073