Orientação Educacional na educação básica e a formação de professores: revisão de literatura em teses e dissertações no Brasil (2012-2021)
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19269Palavras-chave:
Formação de professores. Orientação educacional. Revisão de literatura.Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar quais as contribuições das teses e dissertações no Brasil, no período de 2012 até 2021, sobre a orientação educacional na educação básica relacionada aos estudos de formação de professores. A metodologia se aproxima com pesquisa qualitativa e revisão de literatura, por meio de publicações no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Dos cinco trabalhos selecionados, os resultados principais apontaram que as práticas dos orientadores educacionais em relação à formação de professores podem colaborar com o ensino - a exemplo da criação de ferramentas pedagógicas e o uso da estratégia da confrontação (gravação de aula ministrada pelo professor com o objetivo de rever suas práticas pedagógicas). No entanto, existem desafios a superar como os desencontros, falta de tempo e a fragmentação de horários nas escolas. Considera-se ainda que o número de pesquisas nessa área é carente no Brasil e novos estudos são necessários para repensar os processos de ensino e de aprendizagem com a colaboração das atribuições do orientador educacional em conjunto com professores.
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