A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19433Palavras-chave:
Autismo, Educação Especial, InclusãoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma as dificuldades interacionais do aluno com autismo reverberam no contexto escolar. Sob o olhar da perspectiva histórico-cultural de Vigotski, são discutidos os desafios da inclusão escolar de um aluno com autismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se sustenta na pesquisa-ação colaborativo-crítica, e se deu a partir do acompanhamento de um aluno com autismo regularmente matriculado no Ensino Fundamental. Foram realizadas 40 visitas escolares pelo período de um ano. Através da análise qualitativa do diário de campo e dos relatórios descritivo-analíticos produzidos, foi possível concluir que os estigmas atribuídos ao aluno com autismo devido às dificuldades interacionais reforçam condutas de exclusão, tendo em vista que a escola conserva um formato único de ensinar e exclui aqueles que não acompanham esse formato de ensino, bem como instiga a necessidade de práticas educativas que atendam à diversidade e favoreçam a inclusão.
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