Efeitos da educação empreendedora na relação entre o desejo e a intenção empreendedora no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.19798Palavras-chave:
Intenção Empreendedora., Educação Empreendedora., Modelo de Comportamento Direcionado a Metas., Modelagem de Equações Estruturais.Resumo
Esse estudo propôs verificar como o Modelo de Comportamento Direcionado a Metas (MCDM), sob a mediação da variável Educação Empreendedora, para explicar as intenções empreendedoras dos alunos de graduação em Sergipe. Além da validação, este estudo expande o MCDM ao propor acrescentar-lhe a Educação Empreendedora como variável mediadora da relação entre o desejo e intenção empreendedora. Essa pesquisa se classifica como realista/objetivista, positivista, explicativa e exploratória. A coleta de dados foi feita com um questionário online com 148 alunos de IE’s em Sergipe. A análise dos dados envolveu testes de estatística descritiva, análise fatorial e Modelagem de Equações Estruturais (SEM); utilizando os softwares SPSS 22 e WarpPLS 8.0. Os resultados mostraram que as variáveis emoções negativas antecipadas, a frequência do comportamento passado e especialmente as atitudes de indivíduo, explicam o desejo de empreender nos estudantes e a educação empreendedora media, timidamente, a relação entre o desejo e a intenção empreendedora.
Downloads
Referências
Ahmad, N. H., Ramayah, T., Mahmud, I., Musa, M., & Anika, J. J. (2019). Entrepreneurship as a preferred career option: Modelling tourism students' entrepreneurial intention. Education + Training, 61(9), 1151-1169. https://doi.org/10.1108/ET-12-2018-0269
Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50(12), 179-211.
Alexander, I. K., & Honig, B. (2016). Entrepreneurial intentions: A cultural perspective. Africa Journal of Management, 2(3), 235-257.
Asghar, M. Z., Gul, F., Seitamaa-Hakkarainen, P., & Tasdemir, M. Z. (2019). Validating entrepreneurial intentions questionnaire to assess the impact of entrepreneurship education. Eğitim ve Bilim, 44(201), 155-170.
Boldureanu, G., Ionescu, A. M., Bercu, A. M., Bedrule-Grigorutã, M. V., & Boldureanu, D. (2020). Entrepreneurship education through successful entrepreneurial models in higher education institutions. Sustainability, 12(3), 1267.
Carrión, G. C., Nitzl, C., & Roldán, J. L. (2017). Mediation analyses in partial least squares structural equation modeling: Guidelines and empirical examples. In H. Latan & R. Noonan (Eds.), Partial least squares path modeling (pp. xxx–xxx). Springer.
DataSebrae. (2023). MEI no estado de Sergipe. DataSebrae. Disponível em: https://datasebrae.com.br/mei-no-estado-de-sergipe/
Fayolle, A., & Liñán, F. (2014). O futuro da pesquisa sobre intenções empreendedoras. Journal of Business Research, 67(5), 663-666. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2013.11.024
Galleguillos-Cortés, C., Escobar-Burgos, B., & Hurtado-Cailly, R. (2019). Predictores de la intención emprendedora en alumnos de pregrado: Un modelo basado en ecuaciones estructurales. Formación Universitaria, 12(1), 83-94.
GEM. (2020). Global Entrepreneurship Monitor: Empreendedorismo no Brasil (Relatório Executivo 2020).
Gieure, C., Benavides-Espinosa, M. D. M., & Roig-Dobón, S. (2020). The entrepreneurial process: The link between intentions and behavior. Journal of Business Research, 112, 541-548.
Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2009). Multivariate data analysis (7th ed.). Prentice Hall.
Hou, F., Su, Y., Lu, M., & Qi, M. (2019). Model of the entrepreneurial intention of university students in the Pearl River Delta of China. Frontiers in Psychology, 10, 916.
Júnior, D. L. I. A., & Sato, C. Y. (2019). Influência da educação empreendedora na identificação de oportunidades de negócios. Revista de Administração IMED, 9(2), 3-24.
Kock, N. (2020). WarpPLS user manual: Version 7.0. ScriptWarp Systems.
Kuratko, D. F. (2016). Entrepreneurship: Theory, process, and practice. Cengage Learning.
Liñán, F., & Fayolle, A. (2015). A systematic literature review on entrepreneurial intentions: Citation, thematic analyses, and research agenda. International Entrepreneurship and Management Journal, 11(4), 907-933.
Londoño, J. C., Wilson, B., & Osório-Tinoco, F. (2021). Understanding the entrepreneurial intentions of youth: A PLS multi-group and FIMIX analysis using the model of goal-directed behavior. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies, 13(3), 301-326.
Lopes Júnior, G. S., & Souza, E. C. L. (2005). Atitude empreendedora em proprietários-gerentes de pequenas empresas: Construção de um instrumento de medida. REAd – Revista Eletrônica de Administração, 11(6), 1-21.
Mackinnon, D. P., Krull, J. L., & Lockwood, C. M. (2000). Equivalence of the mediation, confounding, and suppression effect. Prevention Science, 1(3), 173-181.
Mahmood, M., Uddin, M. A., & Fan, L. (2018). Influence of transformational leadership on employees' creative process engagement: A multi-level analysis. Management Decision, 57(3), 741-764.
McClelland, D. C. (2010). The achieving society. Martino Publishing.
Ndofirepi, T. M. (2020). Relationship between entrepreneurship education and entrepreneurial goal intentions: Psychological traits as mediators. Journal of Innovation and Entrepreneurship, 9(2), 1-15.
Nițu-Antonie, R. D., Feder, E., Stamenovic, K., & Brudan, A. (2022). A moderated serial-parallel mediation model of sustainable entrepreneurial intention of youth with higher education studies in Romania. Sustainability, 14(20), 13342. https://doi.org/10.3390/su142013342
Oliveira, N. D. (2021). Tempo integral e novo ensino médio: Aproximações e distanciamentos em Sergipe. In Educação como (re)existência: Mudanças, conscientização e conhecimentos (Vol. 3, pp. 1-10). Realize Editora.
Ouellette, J. A., & Wood, W. (1998). Habit and intention in everyday life: The multiple processes by which past behavior predicts future behavior. Psychological Bulletin, 124(1), 54-74.
Perugini, M., & Bagozzi, R. P. (2001). The role of desires and anticipated emotions in goal-directed behaviours: Broadening and deepening the theory of planned behaviour. British Journal of Social Psychology, 40(1), 79-98.
Pinheiro, D. O. (2010). Aprender a empreender: A pedagogia empreendedora do SEBRAE. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná].
Preacher, K. J., & Hayes, A. F. (2008). Asymptotic and resampling strategies for assessing and comparing indirect effects in multiple mediator models. Behavior Research Methods, 40(3), 879-891.
Riquelme, H. E., & Al-Lanqawi, A. M. (2016). The desire that propels entrepreneurial intentions. Journal of Entrepreneurship, Management and Innovation, 12(2), 123-150.
Rise, J., Halkjelsvik, T., & Kovač, V. B. (2015). Mental states of addiction: Conceptions in the adult Norwegian population. Contemporary Drug Problems, 42(4), 289-298.
Schlaegel, C., & Koenig, M. (2014). Determinants of entrepreneurial intent: A meta-analytic test and integration of competing models. Entrepreneurship Theory and Practice, 38(2), 291-332.
Sebrae. (2020). Cresce o número de brasileiros que querem ter um negócio próprio. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
Silva, E. M. (2019). Contribuição da educação empreendedora no ensino médio: A experiência do Programa Empreende Jovem Fluminense. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal Fluminense].
Silveira, A., Nascimento, S., & Auozani, L. R. S. (2018). Abordagem das capacidades dinâmicas se revela na produção científica de intenção empreendedora? CGE – Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, 6(2), 1-21.
Song, S. I., Thominathan, S., & Khalid, N. A. (2021). Entrepreneurial intention of UiTM students and the mediating role of entrepreneurship education. Asian Journal of University Education, 17(2), 236-251.
Souza, E. S., Fontenele, R. E. S., Silva, A. L. L., & Filho, J. M. S. (2019). Mapeamento da produção científica internacional sobre intenção empreendedora. Revista Gestão e Secretariado, 10(3), 114-139.
Taylor, S., Ishida, C., & Wallace, D. (2009). Intention to engage in digital piracy: A conceptual model and empirical test. Journal of Service Research, 11(3), 246-262.
Tenenhaus, M., Vinzi, V. E., Chatelin, Y. M., & Lauro, C. (2005). PLS path modeling. Computational Statistics & Data Analysis, 48(1), 159-205.
Tür, S., Zapkau, F. B., & Schwens, C. (2020). Prior entrepreneurial exposure and the emergence of entrepreneurial passion: The moderating role of learning orientation. Journal of Small Business Management, 58, 225-258.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Tempos e Espaços em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.