“Formação ou Conformação?” Crítica à Negação ao “Ato de Ensinar” na Educação Infantil

Autores

  • Altino José Martins Filho
  • Lourival José Martins Filho

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2189

Resumo

Este artigo foi elaborado com o intuito de apresentar algumas idéias acerca do debate teórico sobre a formação do professor de educação infantil.  A temática é discutida a partir de sua contextualização sócio-histórica, tomando como base a produção da teoria crítica. O objetivo central é trazer um conjunto de reflexões cujos temas da infância, da educação, do capitalismo e da escola se colocam intercruzados, estando correlacionados com a situação real e concreta em que se encontram as tendências educacionais sobre o trabalho educativo do professor. O texto apresenta-se subdividido em três partes: a primeira dedica-se a apresentar algumas considerações iniciais sobre a formação dos professores; a segunda analisa de forma sucinta a lógica do capitalismo e o trabalho do professor; a terceira parte discorre a respeito da desvalorização da educação escolar no âmbito da produção teórica da educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Filho, A. J. M., & Filho, L. J. M. (2022). “Formação ou Conformação?” Crítica à Negação ao “Ato de Ensinar” na Educação Infantil. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 1(1). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2189

Edição

Seção

Artigos