A desprofissionalização da profissão docente: atuação de professores em componentes curriculares diversos da sua formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.22945

Palavras-chave:

Adequação de formação docente, Carência de professores, Profissionalização docente, Identidade profissional docente.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar os fatores contribuintes para a atuação de professores em componentes curriculares diferentes da sua formação docente na rede estadual de ensino do estado de Rondônia. Corresponde aos resultados de uma pesquisa de campo realizada no período de 2022 a 2025. Os dados foram analisados a partir da triangulação de bibliografias, documentos e entrevistas semiestruturadas com professores participantes da pesquisa. As discussões abrangem a desprofissionalização, desvalorização da profissão docente, representações culturais e produção de identidades em consonância com referencial teórico que sustenta a análise. Os resultados mostram que os principais motivos que condicionam os professores a lecionarem componentes curriculares diferentes da sua formação docente são: necessidade de emprego; necessidade da escola; receio de mobilidade do professor de uma escola para outra; afinidades de áreas de conhecimento; novas experiências e o início de carreira.

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Biografia do Autor

Laura de Jesus Ribeiro, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Secretaria de Estado de Educação Rondônia, Brasil: Porto Velho, Rondônia, BR.

George Saliba Manske, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Educação (PPGEDU/UFRGS). Docente dos cursos de Educação Física e dos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Saúde e Gestão do Trabalho (PPGSGT) (UNIVALI). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais (GEPEC/CNPq).

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Publicado

2025-06-17

Como Citar

Ribeiro, L. de J., & Manske, G. S. (2025). A desprofissionalização da profissão docente: atuação de professores em componentes curriculares diversos da sua formação docente. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 18(37), 22945. https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.22945

Edição

Seção

Publicação Contínua