Instrução das letras e formação naval: Processo educativo na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Pará
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23121Palavras-chave:
Ensino, Instrução pública, Marinha, Província do ParáResumo
A pesquisa teve como objetivo analisar o processo educativo desenvolvido pela Companhia de Aprendizes Marinheiros do Pará (CAMPA) durante o período de 1870 a 1877. Os processos educativos desenvolvidos na Instituição junto a crianças paraenses no final do século XIX nos permitiram refletir sobre a importância histórica desse espaço educativo no fornecimento de ensino e formação ao alunado. Adotamos como metodologia a pesquisa documental, fazendo uso de ofícios, decreto, regulamento da Instituição, falas e os relatórios apresentados pelos presidentes da província. Constatamos que a Marinha se constituiu como uma força estatal ao desenvolver a iniciativa de formação de crianças para se tornarem futuros marinheiros. Ademais, a Companhia foi uma instituição educativa classificada como “escola especial”, sendo espaço formativo distinto da instrução pública regular exercida durante o Império brasileiro. Também é relevante destacar que o ensino das primeiras letras da instituição muitas vezes era ofuscado pela formação profissional e militar.
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