Instrução das letras e formação naval: Processo educativo na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23121

Palavras-chave:

Ensino, Instrução pública, Marinha, Província do Pará

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar o processo educativo desenvolvido pela Companhia de Aprendizes Marinheiros do Pará (CAMPA) durante o período de 1870 a 1877. Os processos educativos desenvolvidos na Instituição junto a crianças paraenses no final do século XIX nos permitiram refletir sobre a importância histórica desse espaço educativo no fornecimento de ensino e formação ao alunado. Adotamos como metodologia a pesquisa documental, fazendo uso de ofícios, decreto, regulamento da Instituição, falas e os relatórios apresentados pelos presidentes da província. Constatamos que a Marinha se constituiu como uma força estatal ao desenvolver a iniciativa de formação de crianças para se tornarem futuros marinheiros. Ademais, a Companhia foi uma instituição educativa classificada como “escola especial”, sendo espaço formativo distinto da instrução pública regular exercida durante o Império brasileiro. Também é relevante destacar que o ensino das primeiras letras da instituição muitas vezes era ofuscado pela formação profissional e militar.

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Biografia do Autor

Iza andrielle Batista Duarte Madeira, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Iza Andrielle Batista Duarte Madeira

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém, Pará, Brasil

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em História e Cultura Afro-brasileira (FACIBE). Graduada em Pedagogia pela UFPA. Atualmente é professora efetiva da rede municipal de educação básica. Integra os grupos de pesquisa: Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM/UFPA) e do Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE/UFPA).

iza_abduarte@hotmail.com

https://orcid.org/0000-0003-0501-2409

http://lattes.cnpq.br/4347990772057448

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Alberto Damasceno

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém, Pará, Brasil

Professor Doutor - Titular da UFPA. Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM). Preside o Conselho Municipal de Educação de Belém.

albertofdamasceno59@gmail.com

https://orcid.org/0000-0003-1620-6735

Karla Nazareth Corrêa de Almeida, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Karla Nazareth Corrêa de Almeida

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém, Pará, Brasil

Professora Doutora em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Administração Escolar pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará (UFPA) e líder do Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE).

kalmeidaufpa@gmail.com  

https://orcid.org/0000-0002-0062-3051

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Madeira, I. andrielle B. D., Damasceno, A., & Almeida, K. N. C. de. (2025). Instrução das letras e formação naval: Processo educativo na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Pará. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 18(37), e23121. https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23121

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