Corpo e corporeidade: implicação da dialogicidade na relação professor e estudante no curso de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23375Palavras-chave:
Corporeidade, Educação Física, Relação pedagógicaResumo
O presente artigo discute a perspectiva dialógica em torno do corpo e da corporeidade. Articulando conceitos em torno da corporeidade e sua dimensão transcendental, o corpo é concebido como um mundo em que a diversidade e as identidades se presentificam e o compõem. O objetivo do é compreender de que forma a corporeidade dos estudantes do curso de Educação Física é experienciada pela relação com professores/as nas práticas pedagógicas na universidade. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, em que a compreensão estudo dos sentidos sobre a experiência humana é feita entendendo que as pessoas interagem, interpretam e constroem compreensões sobre o que são e o que fazem. Como dispositivo de produção de informações, utilizamos as entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam que há certa ausência de discussões em torno da corporeidade, aparecendo, apenas, em pontuais momentos do curso, sobretudo em específicos componentes curriculares. Há ainda, uma ausência da discussão de corpo e corporeidade na relação pedagógica entre estudantes e professores/as, principalmente quando se considera questões inerentes a gênero e sexualidade.
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