Corpo e corporeidade: implicação da dialogicidade na relação professor e estudante no curso de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23375

Palavras-chave:

Corporeidade, Educação Física, Relação pedagógica

Resumo

O presente artigo discute a perspectiva dialógica em torno do corpo e da corporeidade. Articulando conceitos em torno da corporeidade e sua dimensão transcendental, o corpo é concebido como um mundo em que a diversidade e as identidades se presentificam e o compõem. O objetivo do é compreender de que forma a corporeidade dos estudantes do curso de Educação Física é experienciada pela relação com professores/as nas práticas pedagógicas na universidade. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, em que a compreensão estudo dos sentidos sobre a experiência humana é feita entendendo que as pessoas interagem, interpretam e constroem compreensões sobre o que são e o que fazem. Como dispositivo de produção de informações, utilizamos as entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam que há certa ausência de discussões em torno da corporeidade, aparecendo, apenas, em pontuais momentos do curso, sobretudo em específicos componentes curriculares. Há ainda, uma ausência da discussão de corpo e corporeidade na relação pedagógica entre estudantes e professores/as, principalmente quando se considera questões inerentes a gênero e sexualidade.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI. Membro do grupo de pesquisa: Docência, Narrativa e Diversidade - DIVERSO.

Vasco Menezes Damascena, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Iniciou em 2022 a Iniciação Científica da CNPq com o projeto IMPLICAÇOES DA RELAÇÃO PROFESSOR E ESTUDANTE DURANTE O ISOLAMENTO FÍSICO CAUSADO PELA COVID 19 finalizada no ano de 2023, deu continuidade ao projeto com com orientação do professor Fabrício Oliveira da Silva, com o segundo projeto intitulado de CORPORIEDADE: IMPLICAÇÃO RELAÇÃO PROFESSOR E ESTUDNTE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitárias (NEPPU)

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

Silva, F. O. da, & Damascena, V. M. (2025). Corpo e corporeidade: implicação da dialogicidade na relação professor e estudante no curso de Educação Física. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 18(37), e23375. https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23375

Edição

Seção

Publicação Contínua