Pedagogia Feminista Negra: veneno decolonial tomando rumos de teoria da educação
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23439Palavras-chave:
Educação e Feminismo Negro, Pedagogia Feminista Negra. Teoria da Educação.Resumo
A finalidade deste artigo é apontar os primeiros indícios de como a Pedagogia Feminista Negra pode se constituir futuramente enquanto uma teoria da educação. Ele é fruto de um ensaio teórico que pretende estabelecer diálogos entre as teóricas do feminismo negro que tratam direta ou indiretamente sobre educação, afim de apontar a insurgência de um pensamento que indica a Pedagogia Feminista Negra como potencial teoria da educação. De posse dos conceitos chave de suas teorizações, dirigimos o nosso olhar para como tais conceitos podem orientar uma prática pedagógica que evidencia o pensamento, a experiência e a perspectiva de mulheres negras para pensar a sociedade, as relações, a interseccionalidade e outros elementos que possuem potencial quando dirigidos aos espaços onde se estabelecem relações de ensino e relações de aprendizagem. Não esgotando as possibilidades de pensar uma nova teoria da educação, a Pedagogia Feminista Negra inaugura sinais de uma educação antirracista, mas necessita de estudos direcionados às teorias de aprendizagem e outros elementos que podem ser identificados a partir dos pilares do Feminismo Negro.
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