Qualidade de Vida e Valorização Docente no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23498

Palavras-chave:

Docente, Ensino Superior, Qualidade de Vida, Valorização Docente

Resumo

O presente artigo investiga a correlação entre qualidade de vida e valorização profissional de docentes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Participaram da pesquisa 237 docentes utilizando-se os questionários Q-VD e WHOQOL-Bref apresentados por meio eletrônico. Os resultados revelam que a maioria dos docentes não se sente valorizada (41,9%) ou apenas parcialmente (32,4%), com políticas de valorização consideradas insuficientes (43,7%). A análise estatística identificou uma correlação positiva moderada a forte (r = 0,56) entre suficiência financeira e qualidade de vida. Conclui-se que a valorização material é central para o bem-estar docente, destacando a necessidade de políticas que integrem remuneração adequada, condições de trabalho e reconhecimento social.

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Biografia do Autor

Welton Cardoso Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Brasil.

Médico e Advogado. Pós-graduado em Neurologia pela Santa Casa de Belo Horizonte MG e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná.  Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual da Bahia – UESB. Membro do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na UESB e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia, Guanambi, Bahia, Brasil.

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Sudoeste da Bahia – UESB e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Docente – PPGEduF/UNEB. Doutora em Educação Física pela UCB. Pós-doutorado   em   Educação   pela   UESB.   Pós-doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais. Líder   da   NEPEAF   Membro do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

Adla Betsaida Martins Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Culture Communication And Societies pela University of London. Pos-doutorado na University and Universitee de Lyon, França. Pos-doutorado na Stanford University. Professora Titular na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pesquisadora na área de MIcro-politicas das organizacoes escolares com enfoque na formacao docente, gênero e educação, discriminacoes de genero nas organizacoes de ensino.

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

Cardoso Junior, W., Nunes, C. P., Cardoso, B. L. C., & Teixeira, A. B. M. (2025). Qualidade de Vida e Valorização Docente no Ensino Superior. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 18(37), e23498. https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23498

Edição

Seção

Publicação Contínua