A formação de professores primários para a inclusão em Moçambique: tendências de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23579Palavras-chave:
Educação inclusiva. Base de dados. Trabalhos acadêmicos.Resumo
Este estudo faz um levantamento de trabalhos, em língua portuguesa, já elaborados, nessa área, por moçambicanos, entre os anos 2000 e 2025, buscando conhecer a tendência da pesquisa nacional sobre a formação de professores para a inclusão. Foram pesquisadas, as bases de dados da Scielo e Google acadêmico, com a seguinte palavra-chave: Formação de professores para inclusão em Moçambique. Foram identificados, nesse período, uma tese, duas dissertações e seis artigos científicos. As tendências são de quatro tipos: a) políticas de educação inclusiva e sua implementação nas instituições de formação de professores; b) concepção de um instrumento nas pesquisas sobre a formação de professores para a inclusão; c) percepções dos professores sobre a qualidade da sua formação; d) formação inicial e práticas pedagógicas de professores com alunos com deficiência auditiva.
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