O “arte gímnástico” de Jerônimo Mercurial e a educação do corpo: notas sobre o esquecimento

Autores

  • Jessica Vitorino da Silva Terra Nova
  • Fabio Zoboli
  • Hamilcar Silveira Dantas Junior

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3261

Resumo

Partindo de uma das ideias apresentadas por Gagnebin (2006) sobre a necessidade de lutar contra o esquecimento, perpetuar a memória e manter viva a lembrança o presente ensaio pretende apresentar suscintamente o “Arte Gímnástico” levantando algumas questões que competem a importância de rememorar a imagem de Jerônimo Mercurial e da necessidade de se debruçar com mais afinco e profundidade a obra no sentido de que essa possa vir a enumerar diversas contribuições históricas sobre a educação do corpo no processo de civilização. Concluímos pela necessidade de leitura e análise da obra de Mercurial pela noção de Clássico e pela urgente crítica histórica da mesma sob o prisma da relação Documento/Monumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Nova, J. V. da S. T., Zoboli, F., & Junior, H. S. D. (2014). O “arte gímnástico” de Jerônimo Mercurial e a educação do corpo: notas sobre o esquecimento. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(13), 103–114. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3261

Edição

Seção

Número Temático: Educação e a Corporeidade