Educação, cultura e corporeidade: um olhar a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty

Autores

  • Luiz Anselmo Menezes Santos

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3265

Resumo

O propósito que norteia este artigo centra-se no estudo acerca das inter-relações entre educação, cultura e corpo, procurando estabelecer uma aproximação com os pressupostos da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty. Assim, é essencial que se atente aos sentidos atribuídos ao corpo em nossa sociedade, bem como das consequências do seu significado no campo educacional. Hoje em dia, podemos perceber a influência dos aspectos culturais em suas práticas como forma de entender as diversas manifestações corporais. O corpo, entendido em sua totalidade, ou seja, para além da estrutura orgânica, compreende toda uma complexidade que envolve o sentir, o perceber, o pensar e o agir dos indivíduos, revelando a intencionalidade de suas ações, o que caracteriza o homem como um ser repleto de subjetividade. Neste trabalho, assumimos o posicionamento que leva em consideração a ideia de que as experiências constituem a base do conhecimento, e são adquiridas no próprio mundo, aquele que está ao nosso redor, e que só existe efetivamente quando lhe atribuímos um sentido. Ao considerar a concepção de Corpo Próprio de Merleau-Ponty, assumimos a defesa de que o corpo não pode ser tratado como se fosse uma justaposição de partes que interagem entre si. Considerando o conceito de Corpo Próprio, o movimento é visto como uma experiência espontânea e intencional.

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Como Citar

Santos, L. A. M. (2014). Educação, cultura e corporeidade: um olhar a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(13), 165–176. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3265

Edição

Seção

Número Temático: Educação e a Corporeidade

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