Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas

Autores

  • Claudete Rempel
  • Magali Teresinha Quevedo Grave
  • Patrícia Fassina
  • Liana Johann
  • Adriana Regina Bitello

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5594

Resumo

Metodologias ativas são propostas pedagógicas que têm como princípio teórico a autonomia do discente. Tem-se como objetivo relatar as vivências de um grupo de professores da Univates com metodologias ativas. Os professores encontraram-se quinzenalmente para estudos, relatos e construção de propostas metodológicas ativas que foram utilizadas em suas aulas nos cursos de graduação. Os relatos de como foram conduzidas e avaliadas as atividades foram registrados e discutidos a partir de referenciais teóricos sobre Metodologias Ativas. O emprego de metodologias ativas, através de diferentes abordagens didáticas, como estudo dirigido, estudo de caso, mapa conceitual, problematização e portfólio, possibilitou a experimentação de um grupo de professores e favoreceu a autonomia dos alunos na busca do conhecimento. Conclui-se que a mudança no modo de agir do docente é possível e que o uso de metodologias ativas de ensino favorecem o desenvolvimento de um sujeito autônomo, crítico e reflexivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-07

Como Citar

Rempel, C., Grave, M. T. Q., Fassina, P., Johann, L., & Bitello, A. R. (2016). Vivências de Docentes Participantes do Projeto Qualifica/Univates/ Lajeado/RS com Metodologias Ativas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(19), 39–50. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5594

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)