A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário

Autores

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi
  • Shirley Doweslei Bernardes Borja

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5598

Resumo

A introdução da neurociência precisa ser considerada em todas as modalidades de ensino. Dentre essas, na Educação a Distância, que foi o foco desse estudo, cujo objetivo foi verificar se as ações pedagógicas desenvolvidas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem dos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG) utilizam os princípios da neurociência no processo de ensino a partir da perspectiva dos professores e tutores a distância. Optou-se nesse estudo pela pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e a exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos, escolheu-se o estudo de caso. Os resultados mostram que nos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil a distância do CEFET-MG, as ações pedagógicas desenvolvidas ainda não utilizam todos os princípios da neurociência no processo de ensino e aprendizagem, embora não seja falta de tecnologia adequada para tal, mas da necessidade da percepção por parte dos professores e tutores a distância em conhecer seus alunos e suas diferenças.

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Publicado

2016-09-07

Como Citar

Grossi, M. G. R., & Borja, S. D. B. (2016). A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(19), 87–102. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5598

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua