AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS ESCOLHAS DE CURSOS SUPERIORES

Autores

  • Érica Jaqueline Soares Pinto Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Glória Rabay Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6173

Resumo

Na educação superior o gendramento do conhecimento se expressa na concentração de mulheres nas ciências humanas, sociais e da saúde; e dos homens nas ciências exatas, naturais e tecnológicas. Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, que objetivou analisar se e como as relações de gênero condicionam as escolhas de cursos superiores de estudantes do ensino médio. Para tanto, utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, através da aplicação de 456 questionários e realização de 20 entrevistas, abrangendo estudantes do 3º ano dos três turnos de uma escola pública de João Pessoa/PB, em 2012. A análise evidenciou que o gendramento das matérias escolares, áreas do conhecimento e cursos superiores persiste nas escolhas dos/as jovens, ainda que sejam notadas algumas mudanças. Constatou-se que preconceitos de gênero estão presentes na cultura e relações escolares, dificultando a desconstrução das dicotomias de gênero nas ocupações/profissões.

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Biografia do Autor

Érica Jaqueline Soares Pinto, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Mestra em Educação na Linha de Estudos Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFPB e doutoranda pelo PPGE/UFPB. Faz pesquisa na área dos estudos de gênero, especificamente o gendramento na educação superior.

Email: ericajsp@gmail.com

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação. Bolsista de Produtividade CNPq. Integrante do PPGE/UFPB e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero - NIPAM/UFPB.

Glória Rabay, Universidade Federal da Paraíba

Professora doutora do Detarpamento de Comunicação do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba. Integrante do PPGE/UFPB e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero - NIPAM/UFPB

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

Pinto, Érica J. S., Carvalho, M. E. P. de, & Rabay, G. (2017). AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS ESCOLHAS DE CURSOS SUPERIORES. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 47–58. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6173

Edição

Seção

Artigos