Imagens, narrativas, culturas infantis em “Abril despedaçado”: tateando um modo de olhar

Autores

  • Michele de Freitas Faria de Vasconcelos
  • Marcos Ribeiro de Melo
  • Roselusia Teresa de Morais Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i21.6333

Resumo

Esse texto busca experimentar um modo de olhar e narrar infâncias, percorrendo alguns (des)caminhos conceituais-metodológicos. A aposta é na possibilidade de com o cinema produzir imagens, dizibilidades e visibilidades, que criem conexões com forças de um pensamento intempestivo, numa tentativa de desnaturalizar verdades sobre ‘a’ infância veiculadas no (nosso) tempo. Inspiradas/o no método da etnografia de tela, analisamos o filme “Abril despedaçado”, exercitando uma ética da alteridade da infância. Para isso, tateamos falas e gestos dispersos no campo-tela da personagem “menino”. Acompanhamos seu percurso político-afetivo de borramento de (nossos) fazeres, saberes e poderes sobre culturas infantis a desencaminhar modos humanos de produzir relações consigo, com o ‘outro’ e com o mundo.

Palavras-chave: Infâncias. Cinema. Etnografia. Imagem. Narrativa.

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Publicado

2017-03-15

Como Citar

Vasconcelos, M. de F. F. de, Melo, M. R. de, & de Morais Oliveira, R. T. (2017). Imagens, narrativas, culturas infantis em “Abril despedaçado”: tateando um modo de olhar. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(21), 67–76. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i21.6333

Edição

Seção

Número Temático: Cinema, Interculturalidade e Educação