Schooling and subversions of gender

Autores

  • Alfrancio Ferreira Dias Universidade Federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0002-5562-0085
  • Helma de Melo Cardoso Universidade Federal de Sergipe
  • Adriana Lohanna dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Carlos André Araújo Menezes Universidade Federal de Sergipe
  • Pedro Paulo Souza Rios Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6433

Palavras-chave:

Gender. Sexuality. Education.

Resumo

The aim of this essay is to discuss bodies and discourses that question and confront gender norms and all possibilities of control of bodies in formative institutions. In order to do so, we analyzed three field research scenes, performed in different times and spaces. We show that they take place in the formative practices and spaces, there are several areas of subversion to norms and we face the control of bodies, as well as to show that these are dispute places, that in our research we do not generally privilege the discourses which subvert.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação na área de Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira (UMA) e Graduado em Pedagogia. Professor Adjunto A do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED e do Departamento de Educação - DEDI da Universidade Federal da Sergipe - Campus Itabaiana. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero - CNPq . Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEPIMG/UFS). Editor-executivo da Revista Tempos e Espaços em Educação. Autor dos Livros "Identidades e relações de gênero sobre múltiplos olhares" (2013), Gênero Trans e Multidisciplinar (20013) e Representações sociais de gênero no trabalho docente: sentidos e significados atribuídos ao trabalho e a qualificação (2014). Desenvolve pesquisa e extensão nos seguintes temas: Estudos sobre trabalho e gênero; Gênero, corpo e educação; Formação docente e diversidade sexual; Práticas educativas e culturais.

Helma de Melo Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

PhD student in Education, Federal University of Sergipe, Psychologist at the College of Application of the Federal University of Sergipe

Adriana Lohanna dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Master student in Education, of the Postgraduate Program in Education, Federal University of Sergipe

Carlos André Araújo Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Master student in Education, of the Postgraduate Program in Education, Federal University of Sergipe

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade Federal de Sergipe

PhD student in Education, Federal University of Sergipe, Psychologist at the College of Application of the Federal University of Sergipe

Referências

BUTLER, Judith. Frames of war: when is life grievable? New York: Verso, 2010.

BUTLER, Judith. Regulações de gênero. Cadernos Pagu (42), jan-jun de 2014. P. 250-274.

DIAS, A. F.. Representações sociais de gênero no trabalho docente: sentidos e significados atribuídos ao trabalho e a qualificação. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2014.

DIAS, A. F. Corpo, gênero e sexualidades: problematizando estereótipos. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 16, p. 73-90, jan./jun. 2015.

DIAS, A. F.; DE OLIVEIRA, D. A. As abordagens sobre corpo, gênero e sexualidades no projeto político pedagógico em um colégio estadual de Aracaju, SE. Holos. Ano 31, Vol. 3. . p. 259-271, 2015.

DIAS, Alfrancio Ferreira; CRUZ, Maria Helena Santana. A produção/reprodução do corpo generificado na escola. Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 3, pp. 25-41, 2015.

DIAS, Alfrancio Ferreira; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; SILVA, Francisca Jocineide da Costa e; LUNA, Maria Stella Nunes de. Representações sobre corpo, gênero e sexualidades ao longo da vida: discursos de estudantes de Pós-graduação em Educação. Revista Cocar, vol. 09, n. 17, jan-jul, p. 135-145, 2015.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2015.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo. 5 ed. Petrópolis, Vozes, 2010.

LARROSA, Jorge J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 17-44, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698130280>. Acesso em: 20 out. 2015.

LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2, p. 17-23, (56), maio/ago.2008.

LOURO, G. L. Currículo, gênero e sexualidade. In: LOURO, G. L; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

LUCENA, S.; OLIVEIRA, J. M. A. Culturas digitais na educação do Século XXI. Revista Tempos e Espaços em Educação, p. 35-44, 30 dez. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3449. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3449

MISKOLCI, R. A teoria Queer e a questão das diferenças: por uma analítica da normalização. 16º Congresso de Leitura do Brasil (Cole). Campinas: 2007.

MISKOLCI, R. A teoria queer e a sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias. Porto Alegre, ano 11, n. 21, p. 150-182, jan/jun, 2009.

MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica/ Editora UFOP, 2013.

OLIVEIRA, J. B. G. A perspectiva da inclusão escolar da pessoa com deficiência no brasil: um estudo sobre as políticas públicas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.4, n.6, 2011. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2250.

PARASKEVA, J. M. “Brutti, Sporchi & Cattivi”: Towards a Non-Abyssal Curriculum. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 75-90, 10 abr. 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4966 . Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4966

PEDRO, N. Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 99-108, 10 out. 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7448. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7448

PEREIRA, A. A educação de jovens e adultos no sistema prisional brasileiro: o que dizem os planos estaduais de educação em prisões?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 24, p. 245-252, 19 jan. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6657.

PINTO, É. J. S.; CARVALHO, M. E. P. DE; RABAY, G. AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS ESCOLHAS DE CURSOS SUPERIORES. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 47-58, 4 maio 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6173.

RAMOS, M. DA C. P. Ambiente, Educação e Interculturalidade. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 5, n. 8, 2012. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2284.

SARAT, M.; CAMPOS, M. I. Gênero, sexualidade e infância: (con)formando meninas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 7, n. 14, p. 45-56, 2014. Disponível em: < <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2951>. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2951.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Dias, A. F., Cardoso, H. de M., Santos, A. L. dos, Menezes, C. A. A., & Rios, P. P. S. (2017). Schooling and subversions of gender. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 83–92. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6433

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>