Schooling and subversions of gender
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6433Palavras-chave:
Gender. Sexuality. Education.Resumo
The aim of this essay is to discuss bodies and discourses that question and confront gender norms and all possibilities of control of bodies in formative institutions. In order to do so, we analyzed three field research scenes, performed in different times and spaces. We show that they take place in the formative practices and spaces, there are several areas of subversion to norms and we face the control of bodies, as well as to show that these are dispute places, that in our research we do not generally privilege the discourses which subvert.
Downloads
Referências
BUTLER, Judith. Frames of war: when is life grievable? New York: Verso, 2010.
BUTLER, Judith. Regulações de gênero. Cadernos Pagu (42), jan-jun de 2014. P. 250-274.
DIAS, A. F.. Representações sociais de gênero no trabalho docente: sentidos e significados atribuídos ao trabalho e a qualificação. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2014.
DIAS, A. F. Corpo, gênero e sexualidades: problematizando estereótipos. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 16, p. 73-90, jan./jun. 2015.
DIAS, A. F.; DE OLIVEIRA, D. A. As abordagens sobre corpo, gênero e sexualidades no projeto político pedagógico em um colégio estadual de Aracaju, SE. Holos. Ano 31, Vol. 3. . p. 259-271, 2015.
DIAS, Alfrancio Ferreira; CRUZ, Maria Helena Santana. A produção/reprodução do corpo generificado na escola. Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 3, pp. 25-41, 2015.
DIAS, Alfrancio Ferreira; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; SILVA, Francisca Jocineide da Costa e; LUNA, Maria Stella Nunes de. Representações sobre corpo, gênero e sexualidades ao longo da vida: discursos de estudantes de Pós-graduação em Educação. Revista Cocar, vol. 09, n. 17, jan-jul, p. 135-145, 2015.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2015.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo. 5 ed. Petrópolis, Vozes, 2010.
LARROSA, Jorge J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 17-44, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698130280>. Acesso em: 20 out. 2015.
LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2, p. 17-23, (56), maio/ago.2008.
LOURO, G. L. Currículo, gênero e sexualidade. In: LOURO, G. L; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LUCENA, S.; OLIVEIRA, J. M. A. Culturas digitais na educação do Século XXI. Revista Tempos e Espaços em Educação, p. 35-44, 30 dez. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3449. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3449
MISKOLCI, R. A teoria Queer e a questão das diferenças: por uma analítica da normalização. 16º Congresso de Leitura do Brasil (Cole). Campinas: 2007.
MISKOLCI, R. A teoria queer e a sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias. Porto Alegre, ano 11, n. 21, p. 150-182, jan/jun, 2009.
MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica/ Editora UFOP, 2013.
OLIVEIRA, J. B. G. A perspectiva da inclusão escolar da pessoa com deficiência no brasil: um estudo sobre as políticas públicas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.4, n.6, 2011. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2250.
PARASKEVA, J. M. “Brutti, Sporchi & Cattivi”: Towards a Non-Abyssal Curriculum. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 75-90, 10 abr. 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4966 . Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4966
PEDRO, N. Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 99-108, 10 out. 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7448. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7448
PEREIRA, A. A educação de jovens e adultos no sistema prisional brasileiro: o que dizem os planos estaduais de educação em prisões?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 24, p. 245-252, 19 jan. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6657.
PINTO, É. J. S.; CARVALHO, M. E. P. DE; RABAY, G. AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS ESCOLHAS DE CURSOS SUPERIORES. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 47-58, 4 maio 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6173.
RAMOS, M. DA C. P. Ambiente, Educação e Interculturalidade. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 5, n. 8, 2012. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2284.
SARAT, M.; CAMPOS, M. I. Gênero, sexualidade e infância: (con)formando meninas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 7, n. 14, p. 45-56, 2014. Disponível em: < <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2951>. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2951.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.