“MODO DEADLINE”: UMA ANÁLISE SOBRE O TEMPO DAS MULHERES ACADÉMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6440

Resumo

Ao relacionarmos o tempo na academia e na ciência em uma perspectiva de género como condição/pressuposto de partida, são inúmeras as questões que se levantam e que ultrapassam os indicadores atuais relativos à comparação entre a situação dos homens e das mulheres na academia e na ciência. O grau e valorização das unidades curriculares, cargos, áreas científicas, perfis e temas de investigação, as modalidades de financiamento e até mesmo a escolha de uma carreira de investigação devem ser equacionadas enquanto questões de género e correlacionadas com o uso, experiência, implicações e percepções do fator tempo pelas mulheres académicas nestas questões. Este artigo tem como objetivo explicitar alguns dos traços principais dos usos do tempo, por parte das mulheres académicas, identificando algumas das suas implicações para a política académica e científica a nível institucional. A partir da análise de resultados provenientes de um cruzamento de estudos realizados envolvendo entrevista e observação, percebe-se claramente como as narrativas femininas sobre o tempo tendem a relativizar as dificuldades individuais na administração e alocação do tempo, face à importância atribuída à necessidade de responder a exigências de caráter estrutural nas instituições. Nesta perspetiva, destaca-se o interesse em aprofundar a consciencialização sobre questões de genéro, incluindo o aprimoramento de indicadores para estudo e intervenção consentanêa com a promoção da igualdade de género em contexto académico.

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Biografia do Autor

Emília Araújo, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho

Emília Araújo é professora do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutoramento em Sociologia pela Universidade do Minho e Pós-doutoramento em Sociologia pela Universidade do Minho-Universidade de Cardiff. É Vice-Presidente do Instituto de Ciências Sociais e Diretora do Mestrado em Sociologia da Universidade do Minho. É Investigadora Efetiva do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e Investigadora associada do SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações do ISEG - Instituto Superio de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Ensina nas áreas das metodologias, cultura e tecnociência e tem desenvolvido trabalho de investigação sobre sociologia do tempo, mobilidades e ciência.

 

Victor Barros, Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Vice President of Brazilian Chapter of Association of Information Systems (BrAIS). Researcher Fellow of Algoritmi Centre/University of Minho (Portugal) and Researcher in several Brazilian Universities, namely: University of São Paulo (USP); Mackenzie University; Paulista State University (UNESP), Pontifical Catholic University of Goiás (PUC-GO); Goiás Federal Institute (IFG); and Researcher at Catarinense Federal Institute (IFC). Editor-in-Chief of Brazilian Journal of Education, Technology and Society, Board Editorial of Journal of Information Systems and Technology Management (JISTEM) and International Board Editorial of Iberoamerican Journal of Studies in Education. Associate Editor of Directory of Open Access Journals (DOAJ), since 2015 and Executive Secretary of Science and Education Research Council (COPEC), since 2012. Titled of "International Engineering Educator" of IGIP, since 2014. Member of organization of CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management (AIS Chapter Official Conference), since 2014; and Submission Team of ECIS2017 - 25th European Conference on Information Systems (AIS Affiliated Conference). Publication Chair of several international conferences with agreements with IEEE, namely: IEEE World Engineering Education Conference (EDUNINE), since 2016; Safety, Health and Environment World Congress (SHEWC), since 2012; International Conference on Engineering and Computer Education (ICECE), since 2013; World Congress on Communication and Arts (WCCA), since 2012; World Congress on Systems Engineering and Information Technology (WCSEIT), since 2014; and Publication Chair of the International Conference on Engineering and Technology Education (INTERTECH), since 2014. Member of several associations and chapters, namely: Portuguese Chapter of IEEE Computational Intelligence Society; IEEE Portugal Education Society Chapter; AIS Portuguese Chapter; Portuguese Society for Engineering Education (SPEE) and Internationale Gesellschaft für Ingenieurpädagogik (IGIP). Member of the Research Team of Center for Studies and Research Interaction and Food Plants (NEPIAP), Center for Studies and Research in Science Teaching (NEPEC), Center for Research in Education, Management and Environment (NEPEGEM). He has more than 60 papers published in several congresses. He has worked for the development of teaching materials/ instructional in the areas of Computer Science, Information Systems, Digital Institutional Repositories, Information Technology in Education, Distance Learning, Assistive Technology, Inclusive Education, Environment Education, Engineering Education and Applied Probability & Statistics. He has organized more than 35 congresses around the world. He was professor at Goiás Federal Institute of Education, Science and Technology – IFG, Professor at e-learning center E-PROINFO/MEC/UFG that belong to Brazilian government; Professor at FEBAB - Brazilian Federation of Library Associations, Institutions and Information Scientists (2012-2014) and Researcher Professor at FORMA/IFG – Advanced Center for Continuing Education of Teachers of Basic Education (2011-2013).

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

Araújo, E., & Barros, V. (2017). “MODO DEADLINE”: UMA ANÁLISE SOBRE O TEMPO DAS MULHERES ACADÉMICAS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 173–186. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6440

Edição

Seção

Artigos