O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Luiz Martins Junior Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC
  • Julice Dias

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6526

Resumo

Propõe-se por meio deste artigo, apresentar os resultados de uma pesquisa que destaca a importância da  relação  pedagógica no ensino de geografia e a inclusão de pessoas com deficiência. Nesse viés, buscou investigar as potencialidades da oficina pedagógica “Trilha Geografica” no ensino de Geografia inclusivo. Para tanto, optamos pela metodologia estudo de caso com base na participação e colaboração de estudantes do Ensino Fundamental II da Educação básica. Os resultados da investigação evidenciaram, em linhas gerais, que os estudantes com deficiência constroem sua aprendizagem por meio de tarefas diferenciadas que promovam e valorize seu potencial, seu modo de aprender, seu ritmo, suas habilidades e seus talentos. Ao mergulharmos em nossa inquietação da potencialidade da oficina pedagógica, podemos verificar e compreender que o produto final deste trabalho mostrou que a oficina tem validade quanto seus aspectos pedagógico, didático e inclusivo, possibilitando que o educador utilize em suas aulas de Geografia sob diferentes abordagens na perspectiva da ciência geográfica inserindo estudantes que possuem algum tipo de deficiência e, sobretudo, facilitando o desenvolvimento cognitivo de forma prazerosa e divertida.

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Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciado e bacharelado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Licenciada em Geografia; Doutora em Geografia; Professora da área do ensino de Geografia, Coordenadora do LEPEGEO – Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; Coordenadora PIBID Geografia da FAED/UDESC; Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC.

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Junior, L. M., Martins, R. E. M. W., & Dias, J. (2018). O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(24), 200–216. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6526

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua