O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6526Abstract
Propõe-se por meio deste artigo, apresentar os resultados de uma pesquisa que destaca a importância da relação pedagógica no ensino de geografia e a inclusão de pessoas com deficiência. Nesse viés, buscou investigar as potencialidades da oficina pedagógica “Trilha Geografica” no ensino de Geografia inclusivo. Para tanto, optamos pela metodologia estudo de caso com base na participação e colaboração de estudantes do Ensino Fundamental II da Educação básica. Os resultados da investigação evidenciaram, em linhas gerais, que os estudantes com deficiência constroem sua aprendizagem por meio de tarefas diferenciadas que promovam e valorize seu potencial, seu modo de aprender, seu ritmo, suas habilidades e seus talentos. Ao mergulharmos em nossa inquietação da potencialidade da oficina pedagógica, podemos verificar e compreender que o produto final deste trabalho mostrou que a oficina tem validade quanto seus aspectos pedagógico, didático e inclusivo, possibilitando que o educador utilize em suas aulas de Geografia sob diferentes abordagens na perspectiva da ciência geográfica inserindo estudantes que possuem algum tipo de deficiência e, sobretudo, facilitando o desenvolvimento cognitivo de forma prazerosa e divertida.
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